Centro-Sul é a sexta região a apresentar demandas no Fórum de Serviços

01/09/2022 09:32
Indaiá Dillenburg/SMGOV PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Temas mais abordados foram relacionados à habitação, serviços urbanos, mobilidade e drenagem

 

A sexta reunião do Fórum de Serviços foi realizada na noite de quarta-feira, 31, na Região Centro-Sul do Orçamento Participativo (OP). O encontro ocorreu no Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), na rua Arroio Grande, 50, bairro Cavalhada. Os temas mais abordados pela comunidade foram relacionados à habitação, serviços urbanos, mobilidade urbana e drenagem.

O diretor-geral adjunto do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Darcy Nunes dos Santos, destacou que o Departamento, ao assumir a drenagem urbana do antigo DEP, recebeu um passivo de 12 mil protocolos e que até o ano que vem devem zerar as demandas atrasadas e também as novas que sugiram. “Estamos em ritmo acelerado, entretanto a drenagem urbana é o pior problema da cidade e custa muito caro aos cofres públicos, mas o governo está se esforçando para zerar esse passivo” disse.

Os moradores da região apontaram algumas ações da prefeitura como satisfatórias. A conselheira do OP, Daniela Labandeira, agradeceu pelo acolhimento no posto de saúde e pintura na estrada João Passuelo. Entretanto, ainda considera que questões relacionadas à sinalização precisam ser resolvidas, como instalação de redutor de velocidade na avenida Monte Cristo.

O diretor de transportes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Flávio Caldasso, informou que vai solicitar providências relacionadas a essa demanda e também para estender o trajeto da linha T11 até a avenida Eduardo Prado. Caldasso disse ainda que o governo federal liberou recursos na ordem de R$ 2,6 milhões para custear a passagem de idosos de mais de 65 anos e com isso vai possibilitar a ampliação de linhas e melhorias no transporte.

Centro de Convivência e Centro de Eventos  – O vice-presidente da Fasc, Cristiano Roratto, disse que as obras para crianças do Centro de Convivência, solicitadas por membros da ocupação Eduardo Prado, têm previsão de conclusão para abril de 2023. Já o diretor de Participação Cidadã da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), Lucas Vasconcellos, em resposta às manifestações relacionadas ao Centro de Eventos Ervino Besson, destacou que a missão do governo é  retomar as tratativas de encaminhamentos no prazo de 45 dias.

Fóruns Regionais de Serviços - Com o objetivo de agilizar o atendimento das demandas, os fóruns buscam a integração entre o governo, através dos responsáveis pelas áreas operacionais e subprefeitura local, com os representantes das comunidades, conselheiros e delegados do Orçamento Participativo (OP). A coordenação dos Fóruns Regionais de Serviços é feita pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), por meio da Diretoria de Participação Cidadã.

Próximos Fóruns Regionais de Serviços:

01/09 - Região 15- Sul – Salão Paroquial do Santuário Nossa Senhora Aparecida – Rua Leme, 441 – bairro Ipanema
05/09 – Região 10 - Cruzeiro -
On-line
08/09 – Região 04- Lomba Do Pinheiro - Estação Cidadania - Estrada João de Oliveira Remião, 5.673, Lomba do Pinheiro
12/09 – Região 16 – Centro - Casa dos Conselhos - avenida João Pessoa, 1110 – Farroupilha
13/09 – Região 05 - Norte - Escola Liberato Salzano – rua Xavier de Carvalho, 274, Sarandi
14/09 – Região 03- Leste - Subprefeitura Leste - rua São Felipe 144 - Bom Jesus
15/09 – Região 07- Partenon - Codespa - avenida Bento Gonçalves, 5697 – Partenon
21/09 - Região 01 - Humaitá- Navegantes - Asdecon - rua Jaime Topolar, 530 – Farrapos
22/09 – Região 17- Ilhas - Colônia de Pescador Z5 - rua Nossa Sra. da Boa Viagem, 1916 - Ilha da Pintada

Os Fóruns de Serviços das regiões Nordeste e Extremo-Sul foram adiados por solicitação das comunidades, sem data definida para realização.

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes