Assembleias regionais do OP começam pela Região Centro

27/07/2023 09:34

  

Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Evento na Câmara Municipal registrou 346 inscritos para as discussões

 

Na noite de quarta-feira, 26, ocorreu a reunião da Região Centro da rodada de assembleias do Orçamento Participativo 2023 (OP), que abrange 18 bairros: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Montserrat, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília e Santana. O evento, realizado no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal, contabilizou 346 inscritos, que elegeram educação como prioridade de investimentos para 2024, seguida de habitação, assistência social e cultura.

As falas dos 10 inscritos estavam em conformidade com as prioridades eleitas. A maior parte dos pedidos diz respeito a mais escolas de educação infantil e moradia, principalmente.

“Com a região Centro, começamos a série de encontros que vão do Lami ao Sarandi, do Sarandi às Ilhas e das Ilhas ao Partenon. Ouvir a comunidade é muito importante para o governo acertar o ponto das decisões. Participação popular é diálogo e construção” – Prefeito Sebastião Melo.

O secretário municipal da Educação, José Paulo da Rosa, destacou o esforço da secretaria para atender as demandas. “Reconhecemos a grande necessidade de vagas para a Educação Infantil na região, e vamos trabalhar para criar novas soluções e atender as crianças com qualidade”, salientou.

Fábio de Souza, presidente da Associação Integração dos Anjos, disse que o trabalho desenvolvido prima pelo entretenimento das crianças no turno inverso da escola e mencionou os avanços obtidos no OP. “O Orçamento Participativo é onde o povo tem voz. Não é possível vir para a tribuna e não reconhecer os avanços nos últimos dois anos”, completou.

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, falou sobre o Projeto da Integração dos Anjos. “Ele faz parte da missão do BID em Porto Alegre, marcada para os dias 8 e 9 de agosto. Essa visita é determinante para o projeto. E quero reiterar que todas as demandas envolvendo a Integração dos Anjos estão no nosso radar como prioridade.”

O presidente da Fasc, Cristiano Roratto, relatou que o atendimento à população em situação de rua na região Central é de excelência e tem um acompanhamento especial para este recorte populacional. Porto Alegre é pioneira no Serviço de Convivência entre 18 e 59 anos, com dois albergues noturnos na região, Centro Pop, além de equipe especializada em abordagem social. A Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS) planeja novos cursos de qualificação. "Além destes serviços, nos próximos dias estaremos implantando uma casa de passagem com perfil prioritário para 50 pessoas. Também retomaremos o diálogo com as entidades, pois a demanda é coletiva de toda a sociedade".

Conselho do OP – Foi eleita, por aclamação, a única chapa inscrita para representar a região no Conselho do OP (COP), formada por mulheres: Flávia Marques Rodrigues, como 1ª titular; Deloni Costa dos Santos, 2ª titular; Adriana Linhares Queiroz, como 1ª suplente; e Stefani Port, 2ª Suplente. A plenária foi transmitida ao vivo pelo canal da prefeitura no YouTube.

Nesta quinta-feira, 27, será realizada a assembleia da Região Sul, no Zaffari Ipanema - Avenida Juca Batista, 925, a partir das 19h. Acesse aqui o calendário das Assembleias do OP.

Leia também:
Realizada a última das seis assembleias temáticas do Orçamento Participativo
OP 2023: Temática Cultura e Juventude registra 356 inscritos
Temática saúde e assistência social tem disputa de chapas para conselho do OP
Participantes da temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana elegem prioridades
Desenvolvimento, tributação, turismo e trabalho são temas de assembleia do OP
Assembleias do OP começam com a temática de Educação, Esporte e Lazer

Indaiá Dillenburg

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes