Assembleia da Região Sul do Orçamento Participativo registra 616 credenciamentos

28/07/2023 09:22

  

Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Foi a maior participação entre as oito assembleias realizadas até o momento

A plenária da Região Sul da rodada de assembleias do Orçamento Participativo (OP) 2023 foi realizada na noite de quinta-feira, 27. A região é composta pelos bairros Aberta dos Morros, Espírito Santo, Guarujá, Hípica, Ipanema, Jardim Isabel, Pedra Redonda, Serraria, Sétimo Céu, Tristeza, Vila Assunção e Vila Conceição. O evento, que contou com a presença do prefeito Sebastião Melo e do vice-prefeito Ricardo Gomes, ocorreu no Zaffari Ipanema (av. Juca Batista, 925 - bairro Ipanema) e teve 616 credenciados, configurando a maior participação entre as oito assembleias realizadas até o momento.

“Quem participa da vida da cidade merece ser reconhecido e aplaudido. Já realizamos entregas importantes na Região Sul e, ao ouvir, mais uma vez, a comunidade, seguiremos avançando nas soluções” – Prefeito Sebastião Melo.

Os participantes elegeram habitação como prioridade de investimentos para 2024, seguida de saneamento básico (rede de água e esgoto cloacal), saneamento básico (águas pluviais) e pavimentação.

O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, disse que o órgão tem realizado diversas melhorias na Região Sul do OP. Entre elas, a extensão e regularização de redes de água nas comunidades Taquara e Reserva Tapera, substituição de redes de água na região da Padre Réus. Também a construção do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, que vai beneficiar e ampliar o abastecimento de água dos bairros da região. “Nossa equipe se encontra presente e à disposição para acolher as demandas de drenagem e providenciar as ações nos próximos dias”, afirmou Loss.

A secretária-adjunta de Habitação e Regularização Fundiária, Simone Somensi, apresentou o status das Reurbs (Regularização Fundiária Urbana) na região: Beco do Adelar; Omar Pereira; Residencial Tapera (Residencial Pra Morar); Figueiras do Guarujá; Novo Horizonte; Vila Arachanes; e Praça Tomocaré.  

O secretário municipal da Educação, José Paulo da Rosa, destacou a importância de investir em educação. “Precisamos criar novas vagas de Educação Infantil para as crianças da Região Sul. Uma das soluções será a construção da Emei Moradas da Hípica, que é uma obra inacabada há muitos anos, mas que será retomada em parceria com a Unesco e entregue em dezembro de 2024”, disse.

Conselho do OP – A região foi a segunda assembleia a apresentar disputa de duas chapas para representação no Conselho do OP (COP). A chapa 2, com 239 dos votos válidos, elegeu duas conselheiras titulares: Claudete Almeida dos Santos (1ª Titular) e Dulce Helena dos Santos Ribeiro (2ª Titular). A suplência, com 214 dos votos válidos, ficou com a chapa 1, que decidirá entre os quatro concorrentes, o primeiro e o segundo suplentes.  

Plano Diretor nas Assembleias Regionais do OP – Desde o dia 26, com a primeira assembleia regional, até o dia 17 de agosto, a exposição Leitura da Cidade apresenta o resultado da coleta das contribuições da população nas diversas atividades do Plano Diretor, com o cruzamento de dados técnicos analisados pela consultoria contratada pela prefeitura. “Assim como o Orçamento Participativo, o Plano Diretor também precisa da participação da população para definirmos juntos o projeto de desenvolvimento que queremos para nossa cidade. São diretrizes de planejamento urbano para os próximos 10, 20 anos. Por isso, convidamos todos a participarem do processo de revisão do plano diretor”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm.

A plenária foi transmitida ao vivo pelo canal da prefeitura no YouTube.

No sábado, 29, será realizada a assembleia da Região Nordeste, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Victor Issler, rua Dezenove de Fevereiro, 330 - bairro Mário Quintana, a partir das 15h.

Acesse aqui o calendário das Assembleias do OP. 

Leia também:
Assembleias regionais do OP começam pela Região Centro
Realizada a última das seis assembleias temáticas do Orçamento Participativo
OP 2023: Temática Cultura e Juventude registra 356 inscritos
Temática saúde e assistência social tem disputa de chapas para conselho do OP
Participantes da temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana elegem prioridades
Desenvolvimento, tributação, turismo e trabalho são temas de assembleia do OP
Assembleias do OP começam com a temática de Educação, Esporte e Lazer


 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes