Prefeitura e governo federal discutem polÃticas públicas para população em situação de rua
A Prefeitura de Porto Alegre participou nesta sexta-feira, 25, da primeira reunião de planejamento com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para a construção de um plano de ação voltado à população em situação de rua. A iniciativa integra o Plano Nacional Ruas VisÃveis, do governo federal, que busca articular ações intersetoriais e ampliar investimentos nas polÃticas de assistência social nos municÃpios.Â
"Estamos construindo um projeto robusto, revisitando processos e fortalecendo a integração entre as áreas envolvidas. Trata-se de um tema complexo, que exige articulação permanente e integração entre os entes federativos. Esperamos que esse plano se concretize em polÃticas efetivas e que fortaleça nossa rede, com apoio e parceria de todas as esferas", afirmou o secretário-geral de Governo, André Coronel, que coordenou a reunião.
O secretário de Assistência Social, Matheus Xavier, destacou os investimentos já feitos pela prefeitura. "Porto Alegre destinou mais de R$12,5 milhões a polÃticas para a população em situação de rua, incluindo mais de 530 auxÃlios-moradia. Ampliamos vagas de acolhimento, reforçamos as equipes de abordagem e os serviços de saúde mental com atuação nas ruas. É uma polÃtica transversal, que exige trabalho contÃnuo e cofinanciamento para garantir resultados permanentes", pontuou.
Também participaram da reunião o coordenador-geral de PolÃticas para os Direitos da População em Situação de Rua do Ministério, Cleyton Luiz da Silva Rosa, o defensor público federal Geórgio Carneiro da Rosa, além de representantes da prefeitura e de entidades da assistência social.
Plano - A proposta é realizar reuniões multissetoriais com metodologia participativa para diagnóstico e formulação do plano. Na próxima etapa, o municÃpio irá responder ao formulário enviado pelo governo federal, com o objetivo de compilar as ações em andamento e subsidiar a construção do plano conjunto.
Bianca Dilly