Prefeitura conclui recebimento dos Planos de Ação Socioambiental para o biênio 2025/2026
A Prefeitura de Porto Alegre finalizou o processo de recebimento dos Planos de Ação Socioambiental (PAS), apresentados pelas secretarias e órgãos da administração municipal. Instrumento estratégico voltado à promoção da responsabilidade socioambiental na gestão pública, foram recebidos 25 planos completos, totalizando 297 ações planejadas para execução no biênio 2025/2026.
Os documentos, já disponÃveis na página do Plano de LogÃstica Sustentável (PLS), incluem ao menos uma ação para cada um dos cinco eixos temáticos do PLS: consumo de recursos naturais; qualidade de vida no ambiente de trabalho; compras e contratos sustentáveis; gestão de resÃduos; e capacitação e educação ambiental.
O monitoramento das ações será feito por meio de planilhas de indicadores trimestrais, que alimentam o Sistema de Monitoramento Estratégico (SME) da prefeitura. "A consolidação do plano demonstra a maturidade da gestão pública de Porto Alegre no enfrentamento das questões socioambientais, com ações concretas que fortalecem a sustentabilidade institucional", destaca o secretário-geral de Governo e presidente do Comitê do PLS, André Coronel.
As ações devem ser executadas preferencialmente nos edifÃcios-sede ou em sedes-modelo das secretarias, garantindo a aplicação prática das metas propostas.
Sobre o PLS - Implantado em 2023, o Plano de LogÃstica Sustentável da prefeitura tem como foco a redução dos impactos ambientais das atividades públicas, a promoção da acessibilidade e da inclusão, a eficiência no uso de recursos públicos e a adesão aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Bianca Dilly