Prefeitura apresenta medidas para a assistência social em reunião com coletivos
A Prefeitura de Porto Alegre recebeu, na tarde de terça-feira, 1º, representantes do Comitê Intersetorial responsável por acompanhar as polÃticas públicas voltadas à população em situação de rua (Comitê Pop Rua). Na reunião, coordenada pelo secretário-geral de Governo, André Coronel, foram apresentadas as principais medidas da gestão no âmbito da assistência social, com foco na ampliação de vagas de acolhimento, intensificação das abordagens sociais e integração entre as secretarias.
"Temos nos dedicado a revisar processos, ampliar a rede de atendimento e fortalecer o trabalho conjunto entre os órgãos. As ações já trazem resultados concretos, e manter o diálogo e a transparência com os diferentes setores envolvidos no processo é essencial para garantir que as polÃticas públicas continuem chegando, de fato, a quem mais precisa", destacou o secretário-geral de Governo, André Coronel.
Comitê - InstituÃdo por decreto municipal, o Comitê Pop Rua é composto por representantes do poder público e da sociedade civil das áreas relacionadas ao atendimento da população em situação de rua, com participação de fóruns, movimentos e entidades representativas do segmento.
Integração com instituições - Na última semana, a prefeitura se reuniu com representantes do Ministério Público, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Estado e Ordem dos Advogados (OAB/RS) para apresentar as ações de assistência social e reforçar o compromisso com a integração e o monitoramento das polÃticas públicas.
Também participaram da reunião de terça-feira o secretário municipal de Inclusão e Direitos Humanos, Juliano Passini; o secretário adjunto da secretaria-geral de Governo, Gelson Guarda; o secretário adjunto da Assistência Social, Nelson Beron; o defensor público federal, Geórgio da Rosa; o vereador Dani Morethson; além de outros representantes de entidades e movimentos ligados à  assistência social.
Bianca Dilly