Secretário da Fazenda de Porto Alegre é eleito presidente de associação nacional

15/06/2023 14:20
Rafaella Osler/Abrasf/Divulgação
FAZENDA
Porto Alegre estará à frente de negociações de projetos importantes para as finanças municipais

O secretário da Fazenda de Porto Alegre, Rodrigo Fantinel, foi eleito nesta quinta-feira, 15, presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) para o biênio 2023/2025. Ele substitui Jeferson Passos, do Sergipe. A eleição foi realizada durante a 2ª Assembleia Geral Ordinária da instituição, em João Pessoa, na Paraíba.

“Este reconhecimento se deve graças ao trabalho que temos realizado na Secretaria da Fazenda de Porto Alegre, com projetos inovadores que nos colocam em evidência nacional. Temos um longo e árduo trabalho pela frente, buscando criar soluções e alternativas para levar ao governo federal para ajudar a viabilizar as políticas públicas nas capitais brasileiras”, disse o secretário.

Como presidente da instituição, Fantinel coloca Porto Alegre à frente de negociações de projetos importantes para as finanças municipais. Dentre as prioridades está a defesa da Proposta de Emenda à Constituição nº 46, que trata da Reforma Tributária sem tirar a autonomia dos municípios e sem aumentar a carga tributária, o piso da enfermagem e o subsídio do transporte coletivo.

Abrasf - Fundada em 1983, surgiu com o intuito de aperfeiçoar a gestão financeira e tributária dos municípios, desenvolvendo atividades de pesquisa, estudos e projetos voltados para o segmento. A entidade conta hoje com 27 capitais associadas e, além de discutir a participação mais ativa a respeito de receitas e despesas da municipalidade, orienta e incentiva a inovação financeira e tributária das cidades.

Elisandra Borba

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes