Programa de futebol feminino da prefeitura inicia atividades na Orla 3

04/01/2024 13:48

 

Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Prefeito Sebastião Melo conferiu o início das atividades para 120 meninas de 13 a 17 anos de Porto Alegre

Na busca pela realização de um sonho. A frase ajuda a resumir o clima na manhã desta quinta-feira, 4, quando foi dado o pontapé inicial para as atividades práticas do Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino (CDFF) da Prefeitura de Porto Alegre. Os treinos iniciaram nas quadras de grama sintética do Trecho 3 da Orla do Guaíba, com a presença do prefeito Sebastião Melo. Este é o primeiro centro voltado para o desenvolvimento de jovens atletas do sexo feminino no Brasil.

"Esporte é família, disciplina, educação, qualidade de vida, respeito ao próximo e oportunidade para meninas que sonham em ser atletas no futuro. Não tenho dúvidas de que, daqui deste projeto na orla, nascerão muitos talentos" - Prefeito Sebastião Melo.

São 120 meninas, com idades entre 13 e 17 anos, que terão pela frente um ano de treinos nos campos do Parque Marinha do Brasil (segundas-feiras) e Orla 3 (terças e quintas-feiras).

As atividades ocorrem com uma turma pela manhã e outra pela tarde, possibilitando a participação das jovens em turno inverso escolar. As meninas estão divididas nas categorias mirim, infantil e juvenil.

Primeiros treinos - A primeira sessão começou com as jogadoras praticando fundamentos do futebol, como condução da bola e finalização. “Essa é a grande chance para estas meninas, que vêm de diferentes bairros e regiões da cidade em busca do sonho de se tornarem jogadoras profissionaisâ€, afirma a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Débora Garcia.

Todos os equipamentos necessários para a prática esportiva, como chuteiras, uniformes e caneleiras, são disponibilizados às jovens atletas, que contam ainda com apoio de profissionais e acadêmicos de educação física.

O projeto visa a incentivar, desenvolver e democratizar o acesso à formação esportiva na modalidade futebol para as jovens, assegurando, com qualidade, o direito constitucional ao esporte e promovendo a descoberta de novos talentos.

 

Márcio Nunes

Cristiano Vieira