Porto Alegre terá primeiro programa de desenvolvimento do futebol feminino no país

30/11/2023 16:34
Julio Ferreira / PMPA
ESPORTE LAZER E JUVENTUDE
Inscrições estão abertas para selecionar 120 meninas que participarão dos treinos na Orla e no Parque Marinha


Contribuindo para o desenvolvimento de jovens que aspiram se tornar jogadoras profissionais de futebol, foi lançado, nesta quinta-feira, 30, o programa Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino (CDFF) em Porto Alegre. Esta é a primeira iniciativa desse tipo no Brasil, coordenada pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

O evento de lançamento ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal, com a presença do prefeito em exercício, Ricardo Gomes, vereadores, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, representando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e autoridades de clubes esportivos, projetos sociais e entidades do futebol feminino.

"A Smelj está proporcionando a oportunidade de realizar o sonho dessas jovens que testemunham o crescimento do futebol feminino no Brasil, e Porto Alegre é pioneira nesse projeto para a população", afirma a titular da Smelj, Débora Garcia. O prefeito em exercício, Ricardo Gomes, destaca que esta é uma chance para as meninas que desejam seguir o sonho de praticar o esporte profissionalmente: "É uma oportunidade de abrir portas para centenas de meninas, promover o acesso ao esporte e potencializar talentos do nosso futebol", ressalta.

As inscrições começaram nesta quinta-feira, 30, por meio deste formulário no site da prefeitura. As vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição, com prioridade para alunas da rede municipal de ensino até o dia 7 de dezembro. Posteriormente, jovens da rede de ensino estadual podem se inscrever entre os dias 7 e 14 de dezembro. Nas duas primeiras etapas, a inscrição requer que a família esteja com o Cadastro Único (CAD Único) atualizado. Se houver vagas remanescentes, as inscrições estarão abertas para o público geral a partir do dia 14 de dezembro.

O programa consiste em treinamentos nos campos do Trecho 3 da Orla do Guaíba e no campo do Parque Marinha do Brasil, destinados a adolescentes do sexo feminino com idade entre 13 e 17 anos. Todos os equipamentos necessários para a prática esportiva, como chuteiras, uniformes e caneleiras, serão disponibilizados, contando com o apoio de profissionais e acadêmicos de educação física. O início do projeto está previsto para 4 de janeiro.

As atividades serão realizadas com uma turma pela manhã e outra pela tarde, possibilitando a participação das jovens em turno inverso escolar, com frequência de três vezes por semana. O projeto visa a incentivar, desenvolver e democratizar o acesso à formação esportiva na modalidade futebol para as jovens, assegurando com qualidade o direito constitucional ao esporte e promovendo a descoberta de novos talentos.

Os recursos para o desenvolvimento do CDFF provêm do Ministério do Esporte, por meio do Governo Federal, com um cronograma de execução financeira de R$ 200 mil, somado a uma contribuição de R$ 2 mil por parte da prefeitura.

 

Márcio Nunes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes