Pista do Parque Ramiro Souto é entregue revitalizada para os porto-alegrenses

27/03/2024 12:49
César Lopes/PMPA
Executivo
Ato de liberação do espaço contou com a presença do prefeito Sebastião Melo

A pista do Parque Ramiro Souto, na Reden√ß√£o, foi liberada para utiliza√ß√£o na manh√£ desta quarta-feira, 27.¬†Dentre as melhorias est√£o o nivelamento do piso, adi√ß√£o de novas camadas de carv√£o e melhoria na drenagem, novas sinaliza√ß√Ķes de indica√ß√£o das dist√Ęncias no percurso e a revitaliza√ß√£o da pista de salto em dist√Ęncia.

O local também recebeu a implementação de bebedouros, barras altas e baixas para treinos, base para abdominais, pódio centralizado e voltando para os dois lados da pista, blocos pré-moldados vazados de concreto como bancos, floreiras, nichos para guardar volumes e ganchos para mochilas e roupas.

O espaço foi revitalizado pela empresa Vulcabras Calçados, através da marca Olympikus, que irá adotar a pista por um ano, sendo prorrogável a parceria. O ato de liberação do espaço contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, da secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Débora Garcia, do CEO da Vulcabras, Pedro Bartelle, e do diretor de marketing da Olympikus, Márcio Callage.

O prefeito Sebastião Melo, que também é adepto a caminhadas matinais, aproveitou para testar pessoalmente a nova pista ao lado do ex-maratonista e medalhista nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 Vanderlei Cordeiro de Lima.

"Mais uma entrega importante para aqueles que amam a corrida ou a caminhada. Esporte √© vida, sa√ļde e integra√ß√£o. O espa√ßo p√ļblico √© o que h√° de melhor na vida de uma cidade e deve ser usado sempre com muita liberdade e responsabilidade" ‚Äď Prefeito Sebasti√£o Melo.

‚ÄúEsse foi um momento especial, quando entregamos¬†este espa√ßo totalmente revitalizado para os praticantes de caminhada e de corrida aqui da nossa Porto Alegre, mas principalmente para os visitantes do Ramiro Souto‚ÄĚ, comemora a titular da Smelj, D√©bora Garcia.

De acordo com o CEO da Vulcabras, Pedro Bartelle, a¬†pista do Ramiro Souto √© uma das melhores pistas de atletismo do pa√≠s e re√ļne a maior comunidade de corrida da capital ga√ļcha. "Esperamos que, com a sua revitaliza√ß√£o, tanto as antigas quanto as novas gera√ß√Ķes se sintam seguras e motivadas a praticar esporte‚ÄĚ, declara.

Localizada no Parque Farroupilha, popularmente conhecido como Reden√ß√£o, a pista ocupa uma √°rea de 14 mil metros quadrados e possui 400 metros, tamanho oficial de uma pista de atletismo, podendo ser utilizada para competi√ß√Ķes oficiais. Diariamente, recebe centenas de pessoas e contou com melhorias e implementa√ß√Ķes em todo o espa√ßo.

A revitalização da pista conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).

M√°rcio Nunes