Pista do Parque Ramiro Souto é entregue revitalizada para os porto-alegrenses

27/03/2024 12:49
César Lopes/PMPA
Executivo
Ato de liberação do espaço contou com a presença do prefeito Sebastião Melo

A pista do Parque Ramiro Souto, na Redenção, foi liberada para utilização na manhã desta quarta-feira, 27. Dentre as melhorias estão o nivelamento do piso, adição de novas camadas de carvão e melhoria na drenagem, novas sinalizações de indicação das distâncias no percurso e a revitalização da pista de salto em distância.

O local também recebeu a implementação de bebedouros, barras altas e baixas para treinos, base para abdominais, pódio centralizado e voltando para os dois lados da pista, blocos pré-moldados vazados de concreto como bancos, floreiras, nichos para guardar volumes e ganchos para mochilas e roupas.

O espaço foi revitalizado pela empresa Vulcabras Calçados, através da marca Olympikus, que irá adotar a pista por um ano, sendo prorrogável a parceria. O ato de liberação do espaço contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, da secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Débora Garcia, do CEO da Vulcabras, Pedro Bartelle, e do diretor de marketing da Olympikus, Márcio Callage.

O prefeito Sebastião Melo, que também é adepto a caminhadas matinais, aproveitou para testar pessoalmente a nova pista ao lado do ex-maratonista e medalhista nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 Vanderlei Cordeiro de Lima.

"Mais uma entrega importante para aqueles que amam a corrida ou a caminhada. Esporte é vida, saúde e integração. O espaço público é o que há de melhor na vida de uma cidade e deve ser usado sempre com muita liberdade e responsabilidade" – Prefeito Sebastião Melo.

“Esse foi um momento especial, quando entregamos este espaço totalmente revitalizado para os praticantes de caminhada e de corrida aqui da nossa Porto Alegre, mas principalmente para os visitantes do Ramiro Souto”, comemora a titular da Smelj, Débora Garcia.

De acordo com o CEO da Vulcabras, Pedro Bartelle, a pista do Ramiro Souto é uma das melhores pistas de atletismo do país e reúne a maior comunidade de corrida da capital gaúcha. "Esperamos que, com a sua revitalização, tanto as antigas quanto as novas gerações se sintam seguras e motivadas a praticar esporte”, declara.

Localizada no Parque Farroupilha, popularmente conhecido como Redenção, a pista ocupa uma área de 14 mil metros quadrados e possui 400 metros, tamanho oficial de uma pista de atletismo, podendo ser utilizada para competições oficiais. Diariamente, recebe centenas de pessoas e contou com melhorias e implementações em todo o espaço.

A revitalização da pista conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).

Márcio Nunes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes