Paraskate é atração na etapa do STU de Porto Alegre

13/04/2024 08:50

O STU National 2024 traz mais uma vez para Porto Alegre o paraskate, com a participação de atletas que têm algum tipo de deficiência. O gaúcho Theo Huck, de apenas 10 anos, fará a abertura da modalidade neste domingo, 14, a partir das 12h50. Ele foi campeão brasileiro de Paraskate Park pelo sub 12 e é uma promessa da nova geração.

Quem marca presença novamente na capital gaúcha é Italo Romano, considerado um ícone do paraskate no Brasil. Suas manobras radicais e a alta performance o mantém no pódio dos principais campeonatos de paraskate, tanto no Park como no Street.

O atual campeão nacional de Paraskate Street 2023, Felipe Nunes, também estará na Orla do Guaíba, assim como Vini Sardi, eleito paraskatista do ano em 2023. “O paraskate é uma categoria muito importante para a inclusão. Queremos levar a categoria para a olimpíada’’, disse Sardi.

Na sexta-feira, 12, o paraskatista David Soares, 27 anos, do Paraná, estava treinando na pista da Orla do Guaíba. Ele perdeu as pernas devido à meningite e começou a andar de skate aos 18 anos. "Conheci o esporte por meio do Italo Romano. Queremos mostrar para o mundo que qualquer pessoa pode competir'', diz ele.

A competição contará também com os atletas Leo Almeida, representante da categoria com deficiência visual, tendo 15% de visão em apenas um olho, e o skatista cego Nando Araújo. Além deles, competem Igor Faria, Rogerio Bento, Jhonatan Ribeiro e Tony Alves.

Atletas gaúchos - O Rio Grande do Sul estará representado na etapa deste final semana por três skatistas: João Lucas Alves, o Xuxu, de Cachoeirinha, Sofia Godoy, de Campo Bom, e Douglas Molocope, de Novo Hamburgo.

Xuxu disputa a categoria Street e é uma das promessas da nova geração do skate brasileiro. É o atual vice-líder do ranking nacional, com o segundo lugar em Florianópolis e o terceiro em Criciúma.

Aos 15 anos, Sofia é uma das revelações do esporte. Neste ano, assumiu a liderança do ranking brasileiro da modalidade Park ao ser campeã da segunda etapa, em Criciúma.

Leia mais:
STU: crianças e adolescentes de projetos sociais visitam competição
STU National leva competições de skate para a Orla a partir desta sexta-feira
Skatistas destacam hospitalidade em etapa do STU de Porto Alegre
STU inicia nesta sexta-feira com etapas classificatórias na Orla

Prefeitura e STU National realizam coletiva de imprensa nesta quinta-feira
Orla do Guaíba recebe estrutura para o STU National neste fim de semana
STU National: pista de skate da Praça México é entregue revitalizada

EPTC vai monitorar a Orla do Guaíba para o circuito brasileiro de skate
Pista na Praça México será entregue revitalizada nesta terça-feira
Disputas do STU National 2024 em Porto Alegre começam na sexta-feira
Prefeitura se reúne com representantes do STU para definir detalhes do evento
Cancelado evento do STU deste domingo na Praça da Matriz
Skatistas inauguram novo obstáculo no IAPI em programação do STU National
Programação do STU National em Porto Alegre começa neste fim de semana

 

Lissandra Mendonça

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes