Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino terá núcleos para jogadoras de 12 a 17 anos

06/12/2022 15:44

A prefeitura publicou no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta terça-feira, 6, edital de chamamento público para seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) visando à implantação de núcleos de futebol de base no Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino (CDFF). “Orgulho é a palavra que define ver este projeto saindo do papel, resultado de convênio firmado com a União, Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor. Este projeto será o pilar para a execução do Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino em Porto Alegre”, destacou a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Débora Garcia.

Segundo a secretária, além de gerar empregos ao contratar vários profissionais ligados à área de Educação Física – professores com experiência pedagógica, coordenadores, orientadores, profissionais e ex-profissionais de futebol - irá incentivar centenas de meninas com idades entre 12 a 17 anos. A prioridade é para aquelas matriculadas em escolas públicas, beneficiadas em atividades desenvolvidas no contraturno escolar.

“O Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino é uma poderosa ferramenta de inclusão social que visa reduzir os índices de desigualdade de gênero no esporte. A prefeitura promove, incentiva e cria estruturas para garantir o fortalecimento da prática do esporte para aquelas jovens que mais necessitam de nosso olhar, de nossa atenção, de nossa ação”, ressaltou a secretária.

O primeiro projeto deste modelo, na Região Sul, funcionará com a implementação de núcleos de futebol de base e centros de apoio à mulher. Será desenvolvido em dois locais: Campo do Trecho 3 da Orla do Guaíba (av. Edvaldo Pereira Paiva) e no Campo de Futebol do Parque Marinha do Brasil (av. Borges de Medeiros). Este projeto terá o acompanhamento da SMELJ.

A secretária disse ainda que são esperados outros resultados indiretos, como melhoria da infraestrutura esportiva em geral, criação e geração de novas oportunidades no setor da Educação Física para os profissionais, diminuição da evasão escolar e diminuição da exposição dos participantes à vulnerabilidade social.

 

Mauro Moraes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes