STU National: Porto Alegre consagra campeões no park e street

22/03/2026 21:12
Pedro Piegas / PMPA
ESPORTE E LAZER
Raicca Ventura, de São Caetano (SP) foi a vencedora no park feminino

A etapa de abertura do STU National 2026 movimentou o trecho 3 da Orla do Guaíba, em Porto Alegre, ao longo do fim de semana, reunindo grandes nomes do skate brasileiro, revelações da nova geração e um público que lotou as arquibancadas. O evento evidenciou a força da modalidade no país, com disputas de alto nível nas categorias park e sreet, tanto no masculino quanto no feminino.

Com estilos distintos e performances marcantes, atletas experientes dividiram a pista com jovens talentos, em uma programação que reforçou o crescimento do skate e sua conexão com o público. A estrutura montada na capital gaúcha foi palco de manobras de alto grau de dificuldade, garantindo espetáculo dentro e fora da pista.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Lucas Siqueira, avaliou de forma positiva a realização da etapa em Porto Alegre, destacando o envolvimento do público e o nível técnico das disputas. "O STU National 2026 reafirma o compromisso do poder público em incentivar o esporte e fortalecer políticas voltadas à juventude, com destaque para a atuação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) na parceria para viabilizar a competição", disse.

O secretário também reforçou o convite para que a comunidade prestigie o segundo final de semana de programação, dando continuidade ao evento na cidade.

Park masculino -   No Park masculino, o título ficou com Pedro Barros, que alcançou 91,41 pontos em uma final marcada pelo equilíbrio entre os competidores. A disputa reuniu atletas de diferentes gerações, com destaque para o alto nível técnico apresentado ao longo das voltas.

Classificação – Park Masculino:
1º Pedro Barros – 91,41
2º Miguel Leal – 91,33
3º Pedro Carvalho – 91,00
4º Pedro Quintas – 90,06
5º Nicolas Falcão – 89,08
6º Rafael Tomé – 77,63

Park feminino - Entre as mulheres, Raicca Ventura garantiu o primeiro lugar com 85,59 pontos, consolidando uma performance segura e consistente ao longo da final.

Classificação – Park Feminino:
1ª Raicca Ventura – 85,59
2ª Fernanda Tonissi – 81,83
3ª Yndiara Asp – 80,80
4ª Dora Varella – 80,07
5ª Sofia Godoy – 80,01
6ª Isadora Pacheco – 80,00

Street feminino - No Street feminino, Isabelly Ãvila ficou com o título ao somar 83,80 pontos, liderando uma final disputada e com boas apresentações técnicas.

Classificação – Street Feminino:
1ª Isabelly Ãvila – 83,80
2ª Duda Ribeiro – 78,42
3ª Maria Lúcia – 76,15
4ª Gabi Mazetto – 72,03
5ª Carla Karolina – 67,96
6ª Rafaela Murbach – 47,49

Street masculino - No street masculino, Gabryel Aguilar conquistou o primeiro lugar com 94,34 pontos, em uma final que reuniu alguns dos principais nomes da modalidade no país.

Classificação – Street Masculino:
1º Gabryel Aguilar – 94,34
2º Wallace Gabriel – 91,88
3º João Lucas Alves – 89,95
4º Sebastian Simonetto – 86,61
5º Matheus Mendes – 81,39
6º Ivan Monteiro – 55,70

 

Ranieri Zilio Moriggi

Lissandra Mendonça