Mais de 400 participantes movimentam Festival Paralímpico em Porto Alegre

21/09/2026 10:08
Sílvio Avila/Divulgação
Evento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro reuniu crianças e jovens em atividades de quatro modalidades na sede do Grêmio Náutico União
Evento do Comitê Paralímpico Brasileiro reuniu crianças e jovens em atividades de quatro modalidades 

Mais de 400 crianças, jovens e familiares participaram, na manhã de sábado, 19, do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2026, realizado na sede União Petrópole, do Grêmio Náutico União (GNU), em Porto Alegre. A atividade proporcionou contato com quatro modalidades paralímpicas e reforçou a importância da oferta de experiências esportivas acessíveis na formação de novos atletas e na ampliação da participação de pessoas com deficiência no esporte.

Promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o festival contou com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e do Grêmio Náutico União. Durante a programação, os participantes puderam experimentar parabadminton, judô paralímpico, futebol PC e esgrima paralímpica.

O Festival Paralímpico integra uma mobilização nacional do CPB voltada à experimentação de modalidades por crianças e jovens com e sem deficiência. Além de apresentar modalidades esportivas, o evento aproximou crianças e jovens das possibilidades de prática esportiva, criando um espaço de convivência, descoberta e participação.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Lucas Siqueira, a participação da Smel reforça o compromisso de ampliar o acesso ao esporte e fortalecer o paradesporto na cidade. “Um evento que reúne mais de 400 participantes mostra o quanto existe interesse e potencial para o desenvolvimento do esporte paralímpico. Nosso papel é ajudar a criar condições para que essas oportunidades cheguem a mais pessoas. Apoiar iniciativas como essa significa também fortalecer uma política esportiva que reconhece o direito de todos à prática esportiva”, afirma.

A programação também foi acompanhada pela coordenadora de Paradesporto da Smel, Liza Cenci, e por Fernanda Micael, representante do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Ranieri Zilio Moriggi

Camila Saccomori