Volta às aulas movimenta escolas de Ensino Fundamental em Porto Alegre

22/02/2023 14:36
Pedro Piegas / PMPA
Prefeito Sebasti√£o Melo esteve na escola Porto Novo nesta quarta-feira

A quarta-feira, 22, marcou o rein√≠cio das aulas para 35,6 mil alunos matriculados em 56 escolas de Ensino Fundamental de Porto Alegre. O dia foi de reencontro para pais, professores, servidores e estudantes, com o objetivo de desenvolver a√ß√Ķes de aprendizado em 2023.

Al√©m das atividades curriculares previstas, outros projetos ser√£o desenvolvidos ao longo do ano, buscando construir novas aprendizagens e repor conte√ļdos necess√°rios √† forma√ß√£o adequada dos estudantes de diversas idades, conforme informa√ß√Ķes da Secretaria Municipal de Educa√ß√£o (Smed).

No bairro Rubem Berta, a movimenta√ß√£o come√ßou cedo na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Porto Novo, com 518 alunos matriculados e que funciona em tempo integral. O prefeito Sebasti√£o Melo, acompanhado de dirigentes da Smed, entre eles a¬†secret√°ria de Educa√ß√£o, S√īnia Rosa, compareceu ao local.

"O enorme desafio da nossa gestão começa pela educação. Temos que ter mais escolas técnicas, oferecer ensino integral, investir na formação profissional continuada dos professores e enfrentar a falta de vagas em creches. A escola é a extensão da família" - Prefeito Sebastião Melo.

‚ÄúAcreditamos em um ano letivo de muitas expectativas, garantindo o direito das aprendizagens de todos os alunos da rede municipal de ensino‚ÄĚ, complementou a secret√°ria S√īnia Rosa.

Um dos destaques √© o Alfabetiza+POA, que promove a aprendizagem e a alfabetiza√ß√£o na idade certa em turmas de 1¬ļ e 2¬ļ anos do Ensino Fundamental, atendendo mais de 7 mil estudantes.

J√° o RecomPOA √© direcionado a estudantes do 3¬ļ ao 9¬ļ ano e prev√™ a√ß√Ķes nas escolas para recompor habilidades perdidas por conta da suspens√£o das aulas durante a pandemia. Ser√£o beneficiados 26,3 mil alunos.

A√ß√£o Educativa¬†- Com o objetivo de garantir a seguran√ßa vi√°ria da comunidade escolar, o mascote Azulito, da Escola P√ļblica de Mobilidade, da Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC), esteve tamb√©m na Porto Novo.¬†Os agentes de fiscaliza√ß√£o de tr√Ęnsito e transporte orientaram a circula√ß√£o. Mais a√ß√Ķes est√£o previstas nesta semana¬†em outras escolas. Saiba mais aqui.¬†

Ensino Infantil ‚Äď As aulas para 28,1 mil crian√ßas matriculadas nas escolas de Ensino Infantil recome√ßaram no dia 8 de fevereiro. No total, s√£o 69,1 mil matr√≠culas na rede municipal de ensino, incluindo cerca de 5 mil alunos do¬†Ensino para Jovens Adultos (EJA).¬†¬†

Cristiano Vieira

Lissandra Mendonça