Smed promove mutirão de matrículas para pré-escola

02/10/2019 08:00

Um mutirão para matrícula de crianças de quatro e cinco anos ocorre a partir desta quarta-feira, 2, na Secretaria Municipal de Educação (Smed). Até o próximo dia 10, as famílias podem procurar o atendimento ao público da Unidade de Gestão de Vagas (rua dos Andradas, 680, térreo – Centro Histórico), das 9h às 16h30, sendo indispensável apresentar certidão de nascimento da criança e documento com foto do responsável. As redes públicas estatal, que reúne as escolas municipais, e não estatal, que abrange as comunitárias, de educação infantil registram 501 vagas de jardim A e B não ocupadas em um total de 159 escolas. 

Conforme a disponibilidade registrada pelo sistema da secretaria no dia 30 de setembro, a Smed dispõe de 501 vagas para a pré-escola, etapa obrigatória por lei para ingresso da criança na escola: são 353 vagas em aberto no Jardim B (5 anos) e 148 no Jardim A (4 anos). Há ainda 57 no Maternal 2 (3 anos), 51 no Maternal 1 (2 anos), nove no Berçário 2 (1 ano) e seis no Berçário 1 (11 meses). As vagas ociosas estão distribuídas por todas as 17 regiões do Orçamento Participativo.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, a Smed segue trabalhando na expansão de vagas nas regiões onde cresce a demanda, porém as famílias devem garantir a matrícula e a frequência, especialmente na etapa obrigatória para o início da escolarização. “Uma boa educação infantil é fundamental para que o aluno seja alfabetizado na idade certa e assim possa prosseguir para a próxima etapa da aprendizagem”, afirma.

O maior número de vagas ociosas está na Região 10 – Cruzeiro, com 79, sendo 65 no Jardim B, nível em que a Emef Martim Aranha, por exemplo, tem 15 vagas em aberto. A região abrange os bairros Santa Tereza e Medianeira. Na Região 5 – Norte, onde se localizam os maiores bairros da Capital – Rubem Berta e Sarandi –, há um total de 76 vagas ociosas. São 56 para Jardim B, sendo 22 delas somente na Emef João Goulart, outras 14 para o Jardim A, duas para Maternal 2, três para Maternal 1 e uma para Berçário 2.

Outras 62 vagas encontram-se não preenchidas na Região 1 – Humaitá/Navegantes, com 25 no Jardim B e 28 no Jardim A, além de seis no Maternal 2, uma no Maternal 1, e uma no Berçário 1. Já na Região 17 – Ilhas, a oferta maior é para crianças menores de três anos: das 65 vagas existentes, 28 são para o Maternal 2, 23 para o Maternal 1, oito para o Jardim B, cinco para o Jardim A, e uma para Berçário 1.

Os números podem variar diariamente, devido à alimentação do sistema pelas escolas quanto à movimentação de matrículas e desistências. No total, a Smed atende cerca de 28,5 mil crianças na educação infantil, distribuídas em 216 escolas comunitárias (Eceis), 43 escolas municipais de educação infantil (Emeis) e em turmas de educação infantil em 40 escolas municipais de ensino fundamental (Emefs).

Adriano Amaral/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
São 501 vagas de jardim A e B não ocupadas em um total de 159 escolas


Vagas em aberto por região do OP:
Região 1 - Humaitá/Navegantes: 5 no Jardim B e 30 no Jardim A
(Bairros: Anchieta, Farrapos, Humaitá, Navegantes, São Geraldo)
Região 2 – Noroeste: quatro no Jardim B e uma no Jardim A
(Bairros: Boa Vista, Cristo Redentor, Higienópolis, Jardim Itu, Jardim Lindóia, Jardim São Pedro, Passo D’Areia, Santa Maria Goretti, São João, São Sebastião, Vila Floresta, Vila Ipiranga)
Região 3 – Leste: 22 no Jardim B e 1 no Jardim A
(Bairros: Bom Jesus, Chácara das Pedras, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Sabará, Morro Santana, Três Figueiras, Vila Jardim)
Região 4 – 12 no Jardim B e 3 no Jardim A
(Bairros: Agronomia, Lomba do Pinheiro)
Região 5 – Norte: 56 para o Jardim B e 14 para o Jardim A
(Bairro: Sarandi/Rubem Berta)
Região 6 – Nordeste: 12 no Jardim B e seis no Jardim A
(Bairro: Mario Quintana)
Região 7 – Partenon: 24 no Jardim B e 10 no Jardim A
(Bairros: Bairros: Cel. Aparício Borges, Partenon, Santo Antônio, São José, Vila João Pessoa)
Região 8 – Restinga: 38 no Jardim B, três no Jardim A, duas no Maternal 2, e uma no Maternal 1
(Bairro: Restinga)
Região 9 – Glória: sete no Jardim B, 10 no Jardim A
(Bairros: Belém Velho, Cascata, Glória)
Região 10 – Cruzeiro: 65 no Jardim B, 11 no Jardim A
(Bairros: Medianeira, Santa Tereza)
Região 11 – Cristal: nove no Jardim B e 14 no Jardim A
(Bairro: Cristal)
Região 12 – Centro-Sul: 12 no Jardim B, nove no Jardim A
(Bairros: Camaquã, Campo Novo, Cavalhada, Nonoai, Teresópolis, Vila Nova)
Região 13 – Extremo-Sul: 15 no Jardim B, 13 no Jardim A
(Bairros: Belém Novo, Chapéu do Sol, Lageado, Lami, Ponta Grossa)
Região 14 – Eixo Baltazar: 30 no Jardim B e oito no Jardim A
(Bairros: Passo das Pedras - Rubem Berta)
Região 15 – Sul: 11 no Jardim B, cinco no Jardim A
(Bairros: Espírito Santo, Guarujá, Hípica, Ipanema, Pedra Redonda, Serraria, Tristeza, Vila Assunção, Vila Conceição)
Região 16 – Centro: três no Jardim B e sete no Jardim A
(Bairros: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont Serrat, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana)
Região 17 – Ilhas: oito para o Jardim B, cinco para o Jardim A
(Bairro: Arquipélago)

Informações para inscrições e matrícula podem ser obtidas junto à área de atendimento ao público da Unidade de Gestão de Vagas da Smed, na rua dos Andradas, 680, térreo, das 9h às 16h30, e telefone (51) 3289-1976 

 

Cristina Lac

Gilmar Martins