Smed apresenta gestão da Educação a conselheiros tutelares

17/01/2020 17:12
Raphaela Auad/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Conselheiros anteciparam demandas que serão tratadas em parceria com o poder público

Os novos conselheiros tutelares eleitos para o período 2020/2023 tiveram uma reunião de apresentação com o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, e a adjunta Iara Wortmann, nesta sexta-feira, 17, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Na oportunidade, representantes de cada uma das microrregiões da cidade puderam se apresentar e antecipar algumas das demandas que serão tratadas em parceria com o poder público. “Temos desde o primeiro dia como foco o aluno, a criança e a aprendizagem”, destacou o secretário no início do encontro, enquanto exibia um histórico do que tem sido feito pela Smed nesses últimos três anos. Os conselheiros compartilharam algumas demandas de suas microrregiões.

Brito abordou os principais pontos para melhorar a educação do município – a obrigatoriedade da matrícula das crianças na pré-escola, o combate à infrequência e também o maior envolvimento dos pais no processo educacional e nas eleições para diretores das escolas. “A infrequência é um problema muito sério e contamos com a colaboração dos conselhos tutelares para combatê-la”, diz o secretário.

Em relação à pré-escola, o secretário pediu o auxílio de todas as partes envolvidas no processo. “Tomamos como meta universalizar a etapa obrigatória da educação infantil, a pré-escola (quatro e cinco anos de idade). Educação não se faz só com o poder público. Precisamos da sociedade e dos pais para termos um resultado melhor.”

As mudanças nas eleições para diretores da rede municipal de ensino foram explicadas. Agora há metas de melhorias na aprendizagem a serem atingidas, além de maior tempo de gestão para os diretores eleitos e participação mais representativa dos pais no processo eleitoral. “Família faz bem para a escola, e escola faz bem para a família”, observou o secretário.

A secretária adjunta, Iara Wortmann, enalteceu a parceria entre o poder público e os conselheiros tutelares. “Em primeiro lugar, nós estamos do mesmo lado. Sabemos que os conselheiros e a Smed juntos significa um avanço na política de educação. Teremos momentos de conversa olho no olho. Vocês serão sempre acolhidos e terão as respostas que buscam. Respeitamos muito o trabalho dos conselheiros”, comenta.

 

André Malinoski

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes