Smed aplica prova para avaliar aprendizagem da rede municipal

08/05/2019 08:42
Manoelle Duarte/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Resultado será disponibilizado até o final de maio

Mais de 6 mil alunos da rede municipal de ensino participarão nesta quarta-feira, 8, de avaliação diagnóstica em Língua Portuguesa e Matemática. As questões serão aplicadas nas próprias instituições de ensino, em período de aula: serão duas horas e 15 minutos (os três primeiros períodos tanto pela manhã quanto à tarde), simultaneamente em 48 escolas de ensino fundamental regular da rede estatal e na Pequena Casa da Criança. A previsão é de que o resultado seja disponibilizado até o final do mês de maio. Uma nova prova deverá ser aplicada em novembro para estimar a evolução dos alunos.

O enfoque das provas será a competência leitora (Português) e a resolução de problemas (Matemática). Os alunos de B20 (equivalente ao 5º ano) responderão a 15 questões objetivas de cada disciplina e os de C30 (9º ano), 20. Os alunos que frequentam as salas de integração e recursos terão suas provas adaptadas a suas necessidades, como fonte do texto maior para os que têm deficiência visual ou acompanhamento para o preenchimento do cartão resposta.

Todos os estudantes responderão também a um questionário sobre seu contexto sócio-econômico. Professores e diretores também responderão perguntas sobre a escola, o seu perfil profissional e as condições de trabalho. O objetivo é identificar questões que podem interferir no aprendizado dos alunos. 

Para garantir a imparcialidade na execução, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou licitação para contratação de empresa responsável pela impressão, aplicação e levantamento de dados das provas - além da formação de um grupo de professores da rede municipal de 12 especialistas que organizaram as provas. A empresa vencedora (MS Tech) irá disponibilizar para cada escola equipes formadas por um coordenador, um fiscal, um aplicador por turma e um aplicador reserva por turma, totalizando 250 pessoas que atuarão em 250 turmas das 49 escolas nos dois turnos: manhã e tarde.

De acordo com o secretário de Educação, Adriano Naves de Brito, a avaliação diagnóstica é uma importante ferramenta. “A prova dará subsídios aos professores e gestores alcançarem a excelência, identificando em quais áreas devem concentrar seus esforçosâ€, explica.

Supervisores - Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a aplicação da prova diagnóstica, a Diretoria Pedagógica da Smed realizou em 29 de abril reuniões com os supervisores das escolas envolvidas no processo. Foram levantados problemas como o que fazer com os alunos atrasados ou os que terminam as questões muito antes dos demais colegas. A diretora Maria Cláudia Bombassaro Callegari e a coordenadora do ensino fundamental, Isabel Silva, esclareceram as dúvidas e falaram sobre a importância da participação das escolas.

 

 

 

Luzia Lindebaum

Andrea Brasil