Smed abre seleção interna para professores de educação especial

05/04/2019 15:47

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) abre, nesta segunda-feira, 8, seleção interna  de profissionais da área de Educação Especial para atendimento aos alunos de inclusão matriculados nas redes municipal e comunitária de ensino - as redes públicas estatal e não estatal da prefeitura de Porto Alegre. O edital com as regras da seleção, que compreende a comprovação das habilitações exigidas, entrevista e análise de currículo, está publicado na edição desta sexta-feira, 5, do Diário Oficial de Porto Alegre na página 14.

Serão selecionados professores de: Educação Precoce e de Psicopedagogia Inicial para lotação nas quatro escolas municipais especiais de ensino fundamental; de Salas de Inclusão e Recursos (SIR); de SIR para Altas Habilidades, além de técnicos em Inclusão. As SIR atendem todas as escolas municipais de ensino fundamental, básico e médio, além do Centro Municipal de Educação do Trabalhador (Cmet) Paulo Freire e prestam suporte ao aluno de inclusão no turno inverso ao regular. 

Segundo a diretoria pedagógica, os professores selecionados deverão prestar assessoria aos educadores das escolas comunitárias de educação infantil e ensino básico localizadas no entorno das escolas municipais em que estão lotados. Poderão também atender o aluno de inclusão matriculado na rede comunitária quando encaminhado pela escola. 

Para participar, é necessário ser ocupante do cargo de professor efetivo da rede municipal com no mínimo três anos de exercício na função, entre outros requisitos. As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio da entrega de envelopes contendo a documentação requisitada diretamente na diretoria Pedagógica da Smed, na Rua dos Andradas, nº 680, 8º andar, das 9h às 11h e das 14h às 17h. Começam nesta segunda-feira, 8, e terminam na sexta, 12 de abril. 

“A rede municipal de Porto Alegre é referência em educação especial e inclusiva, e a extensão do atendimento ao aluno de inclusão das escolas comunitárias é mais um passo na direção de qualificar essas instituições”, destaca o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito.

 

 

Cristina Lac

Gilmar Martins