Semana destaca protagonismo das pessoas com deficiências

09/09/2022 11:13
Divulgação / SMED / PMPA
EDUCAÇÃO
Atividade ocorreu na Escola Neusa Goulart Brizola

Observar e descobrir as formas geométricas de uma forma diferente: por meio de fotografias de objetos e paisagens do dia a dia. Esta foi a atividade dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Neusa Goulart Brizola, no bairro Cavalhada, na tarde desta quinta-feira, 8. Eles tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho do fotógrafo João Vicente, um artista com síndrome de down.

João Vicente começou a expor em 2013 e foi um dos convidados da 1ª Semana de Inclusão, idealizada pelas professoras da Sala de Recursos e Inclusão (SIR), Vera Konrad e Fernanda Muller. A programação também conta com a participação de esportistas, escritores e atores com diferentes tipos de necessidades especiais.

A professora Vera Konrad explicou que a ação foi planejada no início do ano letivo para valorizar as potencialidades dos estudantes e conscientizar a população sobre a importância de viver com as diferenças. “A programação da 1ª Semana de Inclusão foi pensada para ser a mais diversificada possível. Precisamos acreditar e mostrar que todos têm potencialidades e podem fazer o que desejarem”. 

O projeto das professoras Vera e Fernanda, que trabalham com 50 crianças na SIR, foi muito bem recebido pela direção da escola que atende 470 alunos. “O respeito e o conhecimento sobre as necessidades especiais se constrói diariamente. A demanda é crescente, precisamos saber lidar com todas as diferenças", comentou a diretora Soraia Marques.

 

 

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes