Secretário de Educação se licencia por uma semana para finalizar doutorado

01/09/2023 10:40

O secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa, se afastará formalmente do cargo por oito dias, a partir desta sexta-feira, 1º. Será publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) a sua exoneração com nova nomeação para 9 de setembro. O afastamento foi acordado antes da posse, para viagem acadêmica dedicada à pesquisa do seu segundo doutorado. Todos os custos serão arcados com recursos particulares.

"Quando recebi o convite para assumir a honrosa missão de servir à educação da nossa capital, já havia agendado esta viagem acadêmica. Vou aos Estados Unidos para completar uma pesquisa que integra o meu segundo doutorado, que é sobre Gestão Educacional e, certamente, agregará no nosso trabalho", comentou o titular da Smed. Até 9 de setembro, a Smed será liderada interinamente pela secretária adjunta Melissa Custódio.

José Paulo da Rosa é administrador de empresas, com doutorado em Educação pela PUCRS, sobre modelo de gestão no Brasil e na Coreia do Sul, e pós-doutorado pela UFPEL, com pesquisa envolvendo diretores de escolas gaúchas e de Singapura. O segundo doutorado, na área de gestão, está sendo cursado pela Unisinos, desde 2020. 

No cargo há dois meses, o secretário já esteve em mais de 50 escolas municipais e conveniadas para conhecer as necessidades de cada território e fortalecer o diálogo com os diretores, professores e comunidades. Seu trabalho inicial tem focado na reorganização da logística, infraestrutura e ampliação dos recursos humanos da rede, com a confirmação de mais de 400 profissionais de apoio à Educação Inclusiva e mais de 700 professores efetivos nomeados até o fim do ano.

 

  

 

Julio Lemos

Lissandra Mendonça