Secretário de Educação garante que monitores não serão deslocados e novo programa reforçará inclusão

18/08/2023 19:34

O secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa, e o chefe de gabinete do prefeito, André Coronel, receberam representantes de mães, professores e monitores da rede municipal de ensino, na tarde desta sexta-feira, 18, para esclarecimentos referentes ao programa Incluir+POA. A reunião ocorreu no Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Vilella.

"Reconhecemos que o programa é uma importante iniciativa, que poderia ter sido melhor construída de forma coletiva com os diretores, entidades e comunidades escolares. Mas quero garantir que os novos profissionais virão para reforçar o atendimento", explicou o secretário de Educação. "Os atuais monitores serão mantidos em suas escolas para preservar os vínculos e evitar problemas para as crianças atendidas e suas famílias. Qualquer movimentação será feita por adesão e com muito diálogo e respeito aos servidores", completou José Paulo da Rosa.

O Incluir+POA surgiu de um acordo com a Defensoria Pública e Ministério Público para qualificar a Educação Inclusiva. Atualmente, há mais de 3 mil alunos com deficiência. Por isso, o Município contará com mais 421 profissionais para apoio especializado às escolas, como psicólogos, fonoaudiólogos e agentes de Educação Inclusiva.

"É importante destacar, ainda,  que não se trata de terceirização, e sim de uma parceria por cooperação de organizações da sociedade civil, conhecidas como “OSCs”. Esse modelo foi implantado em 1990, pelo então prefeito Olívio Dutra, e funciona bem até hoje com 217 escolas conveniadas que atendem grande parte da Educação Infantil", completou o titular da Smed.

Estiveram presentes também a deputada estadual Bruna Rodrigues e os vereadores Giovane Culau e Jonas Reis. Após a reunião, o secretário desceu à portaria para conversar diretamente com um grupo de apoiadores da causa da Educação Inclusiva..

Novos monitores e professores - Já foram chamados 288 monitores do último concurso e há ainda 201 no cadastro reserva, que deverão ser convocados até 2025. Contudo, a Smed admite a possibilidade de antecipar as nomeações conforme as necessidades de reposição dos quadros.

"Quero adiantar que foi autorizado pelo prefeito Sebastião Melo o processo de nomeação de novos professores aprovados no último concurso. Nos próximos dias anunciaremos as quantidades e datas desta ação que será essencial para ampliar os recursos humanos em nossas escolas", finalizou José Paulo da Rosa.  

 

Júlio Lemos

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes