Secretaria Municipal de Educação amplia ações voltadas à educação digital

09/04/2024 16:43
Júlia Azevedo / SMED / PMPA
Educação
Objetivo é capacitar professores para atividades em salas de aula

Nesta terça-feira, 9, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Unidade de Tecnologia Educacional (UTE), iniciou uma formação sobre cidadania digital para professores articuladores da rede municipal, buscando capacitar os agentes para que realizem momentos de reflexão e troca sobre o assunto em suas escolas. A primeira atividade ocorreu para mais de 60 professores no Tecnopuc.

“Vivemos um momento de imersão no ambiente digital. A educação, em especial, vive esse período de transformação para se adequar às novas tecnologias e suas possibilidades”, afirma o secretário de Educação, José Paulo da Rosa, destacando os investimentos feitos pelo município em equipamentos. “Também teremos um professor articulador de inovação para cada uma das escolas da rede. São esses articuladores, que estão em formação, que garantem na ponta o acesso à inovação”, completou.

A advogada e doutora em Direito pela Pucrs Gabriela Amato Teixeira ministrou a primeira aula. “A ideia é que possamos aprofundar o nosso conhecimento e que os articuladores possam sair dessa formação equipados para realizarem a conscientização e a preparação das nossas escolas, dos nossos alunos e da comunidade”, destacou Gabriela, com capacitação pela Universidade de Hamburgo, na Alemanha, e experiência de mais de uma década de pesquisa científica na área do Direito da Criança e do Adolescente.

“O papel destes professores vai muito além de facilitar o acesso às ferramentas tecnológicas em si e tem focado em multiplicar os conhecimentos necessários aos demais docentes para o uso dessas ferramentas de forma didática”, concordou Letícia Pires D’Andrea, coordenadora da UTE.

Educação Digital - A educação digital como componente do currículo escolas da Capital foi instituída por meio da Lei Municipal 13.239/2022, e vem sendo aplicada de forma pioneira no Brasil. Em 2024, o trabalho está focado em três pilares: cidadania digital, iniciação científica e pensamento computacional.  A Smed mantém ainda um calendário de atividades relacionadas ao tema, bem como disponibiliza uma subsídios que podem ser acessados aqui.

  

 

Orlando Moraes

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes