Sancionada a lei que cria o programa Alfabetiza+POA
O prefeito Sebastião Melo sancionou nesta quarta-feira, 7, o Projeto de Lei 006/25, que institui o programa Alfabetiza+POA para garantir a alfabetização plena de crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. O programa tem a proposta de elevar a taxa de alfabetização dos atuais 40% para 75% dos estudantes ao final do segundo ano, representando um avanço significativo na educação básica. O programa prevê que seja destinada uma Bolsa de Aperfeiçoamento no valor de R$ 500 por mês aos cerca de 350 profissionais que atuarem diretamente na execução do programa para incentivar a participação das formações.
“A alfabetização é a etapa chave do processo de aprendizagem dos nossos estudantes. Iremos investir na capacitação, valorização dos professores e na qualificação pedagógica. Através deste programa iremos reduzir desigualdades educacionais, garantindo que todos tenham acesso a uma educação de qualidade”, afirma o secretário de Educação, Leonardo Pascoal.
Entre os objetivos do Alfabetiza+POA, estão qualificar e propiciar o desenvolvimento profissional de todos os professores alfabetizadores por meio de política de formação continuada; oferecer materiais e recursos pedagógicos que auxiliem o trabalho educacional voltado à alfabetização e estabelecer o Núcleo de Alfabetização da rede municipal de educação, envolvendo professores alfabetizadores, supervisores e gestores escolares.
Bianca Dilly