Professores recebem treinamento para uso das telas interativas

09/05/2023 15:32
Rodger Timm / PMPA
Educação
São 188 novos equipamentos tecnológicos distribuídos nas 98 escolas da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou na manhã desta terça-feira, 9, um treinamento especial para 70 professores que atuam como articuladores de inovação nas escolas. A formação ocorreu no Bioespaço do Parque Germânia. Eles aprenderam a utilizar os recursos disponíveis nas telas interativas, que são novos equipamentos tecnológicos adquiridos pelo Município para tornar as aulas mais lúdicas e eficientes. 

"Investir em inovação e tecnologia para atualizar os métodos pedagógicos é uma premissa desta gestão. A instalação de equipamentos de qualidade com as formações adequadas aos nossos professores é uma importante fórmula no processo de construção de uma política educacional com mais equidade e inclusão digital para todos", comentou a secretária de Educação, Sônia Rosa.

Ao todo, são 188 telas interativas distribuídas nas 98 escolas da rede municipal de ensino, para aplicação prioritária na educação infantil, nas salas inovadoras e no programa de correção de fluxos.

Saiba mais:

- As telas interativas foram adquiridas pelo custo unitário de R$ 32 mil, conforme adesão de ata do registro de compras do Município de São Leopoldo. Essa é uma prática comum e legal. A Smed optou por esse processo para garantir a compra dos equipamentos com mais agilidade e atender ao cumprimento das metas do Município e do Plano Nacional de Educação.

-  A Procuradoria Geral do Município (PGM) atestou a legalidade da contratação, a partir das informações técnicas prestadas pela secretaria.

- É incorreto comparar as telas adquiridas por Porto Alegre com as que foram compradas pelo Município de Campinas do Sul, por exemplo, só por terem o mesmo tamanho de 75 polegadas. Os equipamentos da Smed possuem o dobro de capacidade de armazenamento, suportes móveis para os casos especiais, câmeras e microfones integrados e, o mais importante, são homologadas pela Anatel. Por consequência, têm mais durabilidade e qualidade superior. 

- A atual gestão acredita que a inovação e a tecnologia são recursos essenciais para a implantação de uma política pública que ficará como legado para a Rede Municipal de Ensino, tornando as aulas mais modernas, eficientes, lúdicas e inclusivas.

- Todas as telas já foram entregues e estão sendo instaladas. 

  

Júlio Lemos

Gilmar Martins