Professores da rede municipal são selecionados para especialização em Educação Infantil
Vinte e seis professores da rede municipal de Porto Alegre foram selecionados para um curso de especialização em docência na Educação Infantil. Direcionado a professores no exercÃcio da docência e nas funções de gestão escolar, coordenadores pedagógicos, profissionais de apoio (creche e pré-escola) e técnicos da Educação Infantil (creche e pré-escola) da rede pública de ensino, a formação será presencial e gratuita. A duração é de 16 meses, de maio de 2025 a setembro de 2026, com 360 horas/aula.
"Nosso compromisso é garantir que cada aluno tenha acesso a uma educação de qualidade desde a primeira etapa. Para isso, a formação contÃnua dos profissionais é fundamental para aprofundar conhecimentos e aprimorar práticas pedagógicas mais eficazes e alinhadas à s necessidades das nossas crianças", afirma o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal.
Oferecido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com universidades federais, o objetivo é formar três mil professores, coordenadores, profissionais de apoio e técnicos da Educação Infantil da rede pública e conveniada em cursos de pós-graduação lato sensu.Â
Avaliação - A seleção ocorreu por meio de chamada pública à s Secretarias Municipais de Educação e avaliação da carta de intenção e da documentação pela Comissão de Docentes das Instituição de Ensino Superior. Na Região Sul, foram ofertadas 600 vagas, distribuÃdas entre os três estados. Em Porto Alegre, o curso de especialização será realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Bianca Dilly