Prefeitura orienta novos professores para posse no cargo

29/08/2023 18:58

Cerca de 180 novos professores dos 200 recentemente nomeados para atuar nas escolas municipais de Porto Alegre estiveram presentes em encontro nesta terça-feira, 29, no auditório da Secretaria de Administração e Patrimônio (Smap) para buscar orientações da coordenação da Equipe de Ingressos da prefeitura de como proceder com a documentação e os requisitos relativos à posse nos cargos. Ao total serão 337 nomeados até setembro. A grande demanda é para os cargos de professores para Educação Especial e Matemática.

“Vamos nomear mais de 790 professores efetivos até novembro. Este é um passo importante para reforçar os nossos recursos humanos e qualificar o atendimento aos estudantes", ressalta o secretário municipal de Educação, João Paulo da Rosa.

A diretora da Equipe de Ingressos da Smap, Adriana Caieron, destaca que o atendimento dá maior agilidade ao cumprimento das nomeações autorizadas e permite a resolução imediata de dúvidas dos candidatos quanto aos prazos legais de posse e documentações necessárias. "Importante destacar que aqueles candidatos nomeados que não puderam comparecer nas datas agendadas serão contatados através de e-mail para as devidas orientações. O ingresso destes servidores tem previsão de conclusão até a segunda quinzena de setembro, ocasião em que serão nomeados os demais candidatos para atendimento da autorização de 337 professores”, explica Adriana.

Uma das educadoras que estavam no encontro, a professora Ana Claudia Barella de Oliveira, já trabalha há 19 anos com estudantes da Educação Especial. "Agora estou indo para a minha segunda matrícula no Município de Porto Alegre. Estou bem feliz e realizada. Trabalho na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elyseu Paglioli, que atua somente com crianças com deficiência e autismo. Ajudamos a incentivar a autonomia e aprendizagem destes alunos", observa Ana.

A gestão atual nomeou, até agora, 876 professores efetivos, o que representa 338 professores a mais que o total nomeado, no período de 2017 a 2020, representando um incremento de 62%.

Mariana Kruse

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes