Prefeitura define critério para aumento dos repasses às escolas de educação integral

22/06/2022 15:45

As cinco escolas de educação integral da rede municipal de Porto Alegre terão aumento nos repasses trimestrais de recursos financeiros a partir deste mês. O valor varia de escola para escola mas, em alguns casos, o repasse duplicará, com base no novo critério desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). A informação é da secretária municipal de Educação, Sônia Rosa, após reunião realizada com as diretorias das escolas integrais.

Conforme o secretário adjunto financeiro da Smed, Mario Lima, os recursos investidos pela terão um impacto anual de R$ 381.600,00 nas escolas Porto Novo, Neuza Brizola, Gilberto J. G. da Silva, Mário Quintana e Ana Íris do Amaral, beneficiando 1.590 alunos da rede municipal.

“O importante é que agora temos
parâmetros adequados, construídos com base em critérios científicos econômicos, para a aplicação dos reajustes trimestrais, de acordo com a realidade de cada escola. Após estudo, foi possível definir os valores e implementar uma política permanente que atenda as necessidades de cada instituição, num modelo próprio e inovador para a educação integral de Porto Alegre”, ressaltou Mario Lima.

O repasse trimestral é um recurso dedicado ao custeio ordinário das escolas, para despesas de manutenção e conservação, pequenos reparos, aquisição de materiais de consumo e didático-pedagógicos necessários ao funcionamento da escola. Os recursos são depositados na conta bancária do conselho escolar de cada instituição de ensino, e assim toda a comunidade escolar é envolvida na definição da aplicação dos recursos disponibilizados.

Mauro Moraes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes