Prefeitura apresenta experiências da educação integral em evento
O secretário municipal de Educação de Porto Alegre, Leonardo Pascoal, foi painelista durante o evento anual da organização Motriz, o Redes que Transformam, realizado em São Paulo na última quarta-feira, 20. O encontro reuniu gestores públicos, especialistas e lideranças de todo o Brasil para refletir sobre os anos finais do Ensino Fundamental a partir da perspectiva da educação integral.
Pascoal palestrou na Mesa 3, que tratou da Intersetorialidade como premissa para redução de desigualdades. "Tenhamos cuidado para não sair da intersetorialidade e cair na aceitação de qualquer tipo de ideia e iniciativa, e, por vezes, a educação vira colcha de retalhos. Se queremos romper com ciclos de pobreza, é necessário transformar a escola num lugar de aprendizagem", destacou o titular da Smed durante debate que contou com a participação do prefeito de Recife, João Campos, do secretário de Planejamento do PiauÃ, Washington Bonfim, e da secretária Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio à s PolÃticas de Equidade do RS, Lisiane Lemos.
Educação integral - A ampliação da educação integral é um dos objetivos do Porto da Educação, conjunto de estratégias da Smed para qualificar a educação da Capital até 2028. Recentemente, foi lançado o programa Porto do Saber, que amplia a oferta de atividades de contraturno em 170%, com vagas para mais de 10 mil alunos do ensino fundamental da rede municipal.
Bianca Dilly