Prefeitura abre credenciamento de OSCs para atendimento em contraturno escolar
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) credencia, de 27 de março a 31 de julho, organizações da sociedade civil (OSCs)  interessadas em contribuir  na execução de atividades complementares ao turno regular, visando ampliar o atendimento do contraturno na educação básica da rede municipal da Capital. O edital foi publicado na edição do dia 19 do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).Â
''Nosso objetivo é que todas as escolas municipais possuam atividades de contraturno. Essa é uma das metas do nosso Porto da Educação. E para isso, a parceria com o terceiro setor é fundamental'', afirma o secretário de Educação, Leonardo Pascoal. ''São nas atividades de contraturno, e no turno integral, que fortalecemos o vÃnculo dos estudantes e das famÃlias com a escola'', complementa.
O documento também prevê o credenciamento de OSCs que tenham interesse em ofertar a execução de projetos especiais envolvendo os estudantes, por meio de atividades especÃficas, como palestras, oficinas e exposições sobre determinadas temáticas que são abordadas dentro do currÃculo escolar, ou mesmo, atividades de formação para qualificação dos profissionais que atuam com os alunos da educação básica.
Atualmente, a rede municipal de ensino possui cem escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, destas 68 são de turno integral ou ofertam alguma atividade no contraturno. A maioria das unidades está localizada em regiões de grande vulnerabilidade social. O formulário com a solicitação de credenciamento e a proposta de atendimento deverão ser encaminhados em formato PDF juntamente com a documentação exigida, para o e-mail doc-smed@educar.poa.br, com o tÃtulo Inscrição Edital de Credenciamento nº 06/2025.
Â
Andrea Brasil