Porto Alegre participa de encontro nacional de gestores da Educação

07/03/2024 17:14

O secretário municipal de Educação de Porto Alegre, José Paulo da Rosa, participa nesta quinta-feira, 7, e na sexta-feira, 8, da 1ª reunião anual do Conselho Nacional de Secretário de Educação das Capitais (Consec), em Salvador (BA). O encontro reúne os gestores de quinze capitais e discute a Educação Infantil na rede pública.

Nesta quinta-feira,  foram feitas visitas guiadas a unidades de ensino da rede municipal de Salvador, com objetivo de conhecer a metodologia adotada e as inovações pedagógicas. Já na sexta-feira, 8, os trabalhos focarão nas discussões de políticas públicas para os segmentos de creche e pré-escola.

“Está é a primeira reunião do ano do conselho. Pudemos conhecer o novo Centro de Formação de Professores de Salvador e projetos inovadores em escolas de educação básica. Os problemas são semelhantes entre as capitais, e a reunião permite trocar ideias e buscar soluções estratégicas que nos permitam melhorar a educação do Brasil”, conta José Paulo.

Consec – Em razão de peculiaridades, como tamanho da rede própria, tipos de demandas e atendimento por parcerias, os gestores das capitais identificaram a necessidade de um espaço para diálogo comum. Em 2021, surgiu a ideia de criação de uma entidade focada nas questões educacionais das capitais e que resultou na instituição do Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais (Consec), formalizado em 2023.

  

 

Orlando Moraes

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes