Jornada Pedagógica do Ensino Fundamental reúne 3,7 mil professores

15/02/2024 13:03
Julio Ferreira / PMPA
Educação
Com palestra do ex-jogador Tinga, que foi aluno municipal, evento debateu sobre uma nova proposta pedagógica

Cerca de 3,7 mil professores participaram da Jornada Pedagógica do Ensino Fundamental, realizada pela Secretaria Municipal da Educação nesta quinta-feira, 15, no Auditório Araújo Vianna. O evento teve como tema principal Construindo pontes para repensar o currículo da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

“O evento e as palestras de hoje são um convite para que os professores da rede estejam conosco na caminhada de construção da nossa Proposta Pedagógica para a Educação. Precisamos estar em constante formação e revisão da nossa forma de ensinar. Essas formações, essas revisões, passam diretamente por aqueles que estão diariamente dentro das nossas salas de aula”, destaca o secretário de Educação, José Paulo da Rosa. 

“É extremamente importante que nossos professores participem desde o início das reflexões e da reconstrução de um currículo atualizado e voltado para a realidade de nossas escolas e estudantes”, destacou a coordenadora da Unidade de Ensino Fundamental da Diretoria Pedagógica da Smed, Kelly Souza. Os professores da rede municipal acompanharam a jornada de forma presencial ou através da transmissão on-line. O secretário-adjunto pedagógico, Cláudio Franzen, e a diretora pedagógica da pasta, Izabel Christina Brum Abianna, também participaram do encontro. 

O evento contou com apresentações culturais e com a palestra do ex-jogador e empresário Paulo César Fonseca do Nascimento, mundialmente conhecido como Tinga, natural do bairro Restinga, na Capital, e ex-aluno da rede municipal de educação. Também foram realizadas palestras das professoras doutoras Betina Schuler, Gabriela Venturini e Maria Alice Gouvêa, que debateram a respeito do modelo de escola adequado e qual o currículo escolar necessário para construir uma educação popular.  

 

Orlando Moraes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes