Estudantes com deficiência visual terão óculos com tecnologia intuitiva em Porto Alegre

26/04/2023 08:40
Pedro Piegas / PMPA
Educação
Dispositivo ainda faz a leitura de qualquer texto em português, inglês e espanhol

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação, irá disponibilizar aos alunos com deficiência visual, matriculados na rede de ensino, um óculos especial com inteligência intuitiva. O equipamento de tecnologia israelense possui uma câmera acoplada à armação dos óculos, que fotografa, escaneia e transforma textos de qualquer superfície em áudio, além de reconhecer rostos e produtos. O dispositivo ainda faz a identificação de cédulas de dinheiro e a leitura de qualquer texto em português, inglês e espanhol. 

"Esta é mais uma entrega que prova como a inovação é um fator essencial para a educação. Um recurso tecnológico que irá contribuir para a equidade e para a inclusão social de dezenas de alunos, que terão mais autonomia e oportunidades", comentou a secretária de Educação, Sônia Rosa

Os óculos serão entregues nesta quarta-feira, 26, às 11h30, em um ato no Paço Municipal. Serão beneficiados 46 alunos e 10 professores. O investimento total da prefeitura é de aproximadamente R$ 1 milhão.

 

Júlio Lemos

Andrea Brasil