Escolas participam de projeto de educação ambiental e economia circular

22/06/2021 14:30

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Organização Não Governamental Centro de Inteligência Urbana (CIUPOA) firmaram acordo de cooperação para transformar duas escolas de Ensino Fundamental em hubs de economia circular e zero emissão de carbono. As escolas beneficiadas são a EMEF Morro da Cruz e EMEF Professora Judith Macedo de Araújo, ambas localizadas no Morro da Cruz.

O acordo prevê a promoção da aprendizagem de até 30 estudantes, por meio da oferta de cursos e oficinas de educação ambiental, economia circular e gerenciamento de recursos naturais e resíduos. Prevê, ainda, a instalação, reparo e utilização de placas fotovoltaicas e biodigestores nessas escolas.

Além disso, proporcionará a geração de dados para a ferramenta Environmental Insights Explorer (EIE) e outros repositórios do poder público municipal, que contribuam para o desenvolvimento de ações de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE), de economia de energia, bem como dos focos irregulares de resíduos sólidos na região de localização dessas escolas.

"Esta parceria tem uma dupla vantagem, porque é geradora de economia, e, ao mesmo tempo, promove a sustentabilidade ambiental, tendo, assim um viés pedagógico muito importante para a comunidade escolar", afirma a secretária Janaina Audino.


Subsídio - O projeto é subsidiado pelo apoio financeiro para projetos inovadores e de impacto gerenciados pelo ICLEI – Governos locais pela Sustentabilidade, rede global de mais de 1.750 governos locais e regionais, comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável, na qual Porto Alegre está associada. Conta ainda com as seguintes parcerias para implementação: Via Verde Soluções em Energia Ltda; Coletivo 5 Marias; PYXERA Global; Metabolic e Matehackers.

 

Antônio Bavaresco

Lissandra Mendonça