Escolas municipais retomam atividades presenciais após o recesso

02/08/2021 17:37
Alex Rocha/PMPA
EDUCAÇÃO
Secretária visitou quatro escolas nesta segunda-feira

A segunda-feira, 2, foi marcada pelo retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre. A secretária municipal de Educação, Janaina Audino, acompanhou o retorno das atividades pedagógicas, após o final do recesso escolar, em quatro escolas. As escolas da rede própria retomaram observando a estratégia de revezamento estabelecida em 29 de abril. 

Pela manhã, a primeira visita ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Migrantes, na Zona Norte. A equipe de Educação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) entregou material de conscientização para comportamentos seguros no trânsito. A segunda escola visitada foi a Escola Municipal de Educação Infantil Valneri Antunes. À tarde, a secretária esteve nas escolas municipais de Educação Infantil Dom Luiz Nadal e de Ensino Fundamental Dolores Alcaraz Caldas, ambas na Restinga.

Janaina ressalta que o retorno presencial dos alunos é muito importante para a manutenção do vínculo. Ela reafirma que as escolas da rede municipal estão preparadas para receber os 68 mil alunos matriculados. “A educação é um processo contínuo em que a convivência e os laços afetivos são parte do aprendizado. Os protocolos sanitários utilizados nas escolas já se mostraram eficazes tanto na prevenção, quanto na identificação e combate à Covid-19 no ambiente escolar", afirma a secretária. 

Educação para o Trânsito

Como ocorre todos os anos, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) participa da ação de Volta às Aulas da Secretaria Municipal de Educação. Neste ano, a novidade é uma carta que os alunos vão receber para entregar aos responsáveis. O material alerta para comportamentos seguros no trânsito que foram ensinados às crianças e pede que os pais respeitem as regras de circulação. “A EPTC trabalha a educação para o trânsito em diversos grupos, idosos, motociclistas, pedestres, mas sem dúvida alguma uma das formas mais efetivas de conscientização é quando uma criança alerta um adulto para o comportamento seguro", destaca Diego Marques, da coordenação de Educação para Mobilidade da EPTC. O material será distribuído para toda rede municipal e escolas que manifestarem interesse em participar da campanha. 

 

 

Paula Maia

Lissandra Mendonça