Escolas municipais incentivam o aleitamento materno

01/08/2022 17:03

O mês de agosto foi designado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Agosto Dourado, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Para incentivar e promover o aleitamento materno nas escolas públicas de educação infantil, a  Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a área técnica de Amamentação, Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolvem o projeto Amamentar é Tri, que completa dez anos. 

O objetivo principal do projeto Amamentar é Tri é possibilitar a manutenção da oferta de leite materno, de forma exclusiva até os seis meses e como complementação alimentar, por livre demanda, até os dois anos de idade, mesmo após o ingresso da criança na escola. Todas as escolas infantis públicas de Porto Alegre são orientadas a organizarem espaços ou salas para amamentação. Além disso, as mães são orientadas nas Unidades de Saúde e nas escolas sobre como fazer a retirada do leite e encaminhar à escola para que seja ofertado à criança. E, para garantir a qualidade microbiológica, as mães cadastradas no Amamentar é Tri recebem bolsas térmicas com kits para armazenar e congelar o leite materno.

A nutricionista da Smed, Silvia Pauli, reforça a importância do aleitamento materno nos primeiros anos de vida. “Muitos estudos indicam que quanto mais prolongado o tempo que a criança recebe leite materno maior a proteção contra diversas doenças crônicas, consideradas epidêmicas na atualidade, como diabetes e obesidade. Também já foi comprovado que a maior duração do aleitamento materno estimula a criança a atingir pleno desenvolvimento da inteligência”, finaliza. 

Na quinta-feira, 8, será realizada, no auditório da Smed, uma roda de conversa com as equipes diretivas das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e as nutricionistas da Smed. Nos dias 10 e 12 de agosto, será a vez da formação on-line para as técnicas em nutrição das escolas comunitárias, ministrada pela nutricionista da secretaria da Saúde Cíntia Costa. Esses encontros visam, além de capacitar sobre o Projeto Amamentar é Tri, compartilhar informações e trocar experiências. 

Paula Maia

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes