Escolas da rede municipal recebem equipamentos para coleta seletiva

15/01/2024 16:51
Julio Ferreira / PMPA
Educação
Entrega dos materiais faz parte das ações do Plano de Logística Sustentável

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) concluiu nesta segunda-feira, 15, a entrega de kits de equipamentos para coleta seletiva de resíduos nas 99 escolas da rede municipal. A entrega dos materiais faz parte das ações do Plano de Logística Sustentável da prefeitura e busca equipar as instituições para o início do ano letivo, em fevereiro. Foram distribuídos kits contendo lixeiras selecionáveis, contêineres para resíduos e coletores para descarte adequado de lâmpadas.

“Estamos utilizando este período em que os estudantes estão em férias para realizar o máximo de melhorias físicas e administrativas possíveis em nossas escolas. A entrega das lixeiras se soma a essas ações”, afirma o secretário de Educação, José Paulo da Rosa. “Atualmente, quase todas as escolas da capital fazem parte do programa Coleta Tri para coleta de resíduos recicláveis. A ideia é que possamos alcançar os 100%”, conta.

Haverá também a distribuição às escolas de livros e materiais didáticos voltados à pauta ambiental, bem como uma série de cursos e formações, para os alunos e professores da rede municipal. “Estamos produzindo um diagnóstico de indicadores socioambientais da rede. Queremos provocar professores e gestores escolares para que criem planos de ação socioambiental, desenvolvendo ferramentas de planejamento e gestão da governança da sustentabilidade. Este trabalho dentro do ambiente escolar causa efeitos que transcendem os aspectos econômicos e ambientais” explica, Lia Wilges, coordenadora do Plano de Logística Sustentável.

Plano de Logística Sustentável - A Prefeitura de Porto Alegre foi a primeira do país a implementar o Plano de Logística Sustentável, instituído pelo Decreto Municipal 21.869, de 9 de fevereiro de 2023. O programa visa à promoção de uma política de governança para a sustentabilidade, diminuindo o impacto das rotinas operacionais e administrativas sobre o uso dos recursos naturais, além de trazer maior eficiência na utilização dos recursos públicos.

  

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes