Escolas da rede municipal recebem equipamentos para coleta seletiva

15/01/2024 16:51
Julio Ferreira / PMPA
Entrega dos materiais faz parte das a√ß√Ķes do Plano de Log√≠stica Sustent√°vel

A Secretaria Municipal de Educa√ß√£o (Smed) concluiu nesta segunda-feira, 15, a entrega de kits de equipamentos para coleta seletiva de res√≠duos nas 99 escolas da rede municipal. A entrega dos materiais faz parte das a√ß√Ķes do Plano de Log√≠stica Sustent√°vel da prefeitura e busca equipar as institui√ß√Ķes para o in√≠cio do ano letivo, em fevereiro. Foram distribu√≠dos kits contendo lixeiras selecion√°veis, cont√™ineres para res√≠duos e coletores para descarte adequado de l√Ęmpadas.

‚ÄúEstamos utilizando este per√≠odo em que os estudantes est√£o em f√©rias para realizar o m√°ximo de melhorias f√≠sicas e administrativas poss√≠veis em nossas escolas. A entrega das lixeiras se soma a essas a√ß√Ķes‚ÄĚ, afirma o secret√°rio de Educa√ß√£o, Jos√© Paulo da Rosa. ‚ÄúAtualmente, quase todas as escolas da capital fazem parte do programa Coleta Tri para coleta de res√≠duos recicl√°veis. A ideia √© que possamos alcan√ßar os 100%‚ÄĚ, conta.

Haver√° tamb√©m a distribui√ß√£o √†s escolas de livros e materiais did√°ticos voltados √† pauta ambiental, bem como uma s√©rie de cursos e forma√ß√Ķes, para os alunos e professores da rede municipal. ‚ÄúEstamos produzindo um diagn√≥stico de indicadores socioambientais da rede. Queremos provocar professores e gestores escolares para que criem planos de a√ß√£o socioambiental, desenvolvendo ferramentas de planejamento e gest√£o da governan√ßa da sustentabilidade. Este trabalho dentro do ambiente escolar causa efeitos que transcendem os aspectos econ√īmicos e ambientais‚ÄĚ explica, Lia Wilges, coordenadora do Plano de Log√≠stica Sustent√°vel.

Plano de Log√≠stica Sustent√°vel - A Prefeitura de Porto Alegre foi a primeira do pa√≠s a implementar o Plano de Log√≠stica Sustent√°vel, institu√≠do pelo Decreto Municipal 21.869, de 9 de fevereiro de 2023. O programa visa √† promo√ß√£o de uma pol√≠tica de governan√ßa para a sustentabilidade, diminuindo o impacto das rotinas operacionais e administrativas sobre o uso dos recursos naturais, al√©m de trazer maior efici√™ncia na utiliza√ß√£o dos recursos p√ļblicos.

Gilmar Martins