Escola municipal é a única do Estado na Mostra Nacional de Robótica

21/10/2022 15:18
Melissa Machado/SMED/PMPA
Educação
Alunos da escola municipal apresentaram quatro projetos

A equipe de robótica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, da Lomba do Pinheiro, é a única do Estado a participar da Mostra Nacional de Robótica 2022, realizada em São Bernardo do Campo, São Paulo, entre 17 e 22 de outubro. Dezesseis alunos - acompanhados de professor, diretor e representante da Secretaria Municipal da Educação (Smed) - apresentaram quatro projetos. Eles foram avaliados nesta quarta-feira, 19, e sexta-feira, 21. 

A Smed pagou as passagens aéreas, hospedagem, alimentação e deslocamentos para São Paulo. A secretária de Educação, Sônia Rosa, enfatiza a importância da experiência na vida dos estudantes. 

"Precisamos olhar para os alunos como sujeitos que podem transformar as próprias vidas e a sociedade, mas isso só vai acontecer se os gestores públicos derem oportunidades. Participar da Mostra Nacional de Robótica não é apenas um motivo de orgulho. É um caminho para que os estudantes devolvam para a sociedade muito mais do que recebem'', ressalta.  

O professor Bruno Silva Santos, formado em Matemática e pós-graduado em robótica educacional, destaca a disciplina dentro e fora da sala de aula. "A robótica educacional vai muito além de uma ferramenta pedagógica, é uma ferramenta social de transformação. A robótica os faz enxergar o próprio potencial. Alguns avaliadores perguntam se somos de uma escola privada, mas eles respondem com o maior orgulho que somos de uma escola pública, da periferia de Porto Alegre'', conta o professor.

Silva explica que os projetos buscam soluções para um problema da comunidade onde fica a escola. Todas as pesquisas são desencadeadas com base em um caso real. No caso da Coleira Smart, a motivação foi uma cadelinha que ficou desaparecida por 45 dias.  

Dos 16 alunos que foram para São Paulo, 15 nunca tinham viajado de avião. A maioria nunca tinha ficado em hotel. É o caso de Endriu Soares Amaral, 11 anos. "A experiência toda foi incrível e bem corrida. Eu aprendi a ouvir os outros e a falar em público, porque tinha muita vergonha. Adorei andar de avião também'', diz o menino.

Pesquisa - A mostra científica busca estimular o estudo e a pesquisa na área da robótica. Podem concorrer estudantes da Educação Infantil à Pós-Graduação. Só dos ensinos Médio e Fundamental, são 191 trabalhos. Os melhores recebem títulos de menção honrosa, que consideram aspectos técnicos, sociais, científicos e aplicabilidade. Além disso, os alunos concorrem a bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq. Os resultados saem no começo de dezembro.   

Projetos apresentados pela EMEF Saint Hilaire:
Aplicativo Sips - Sistema Inteligente de Primeiros Socorros - auxílio na prestação dos primeiros socorros até a chegada do atendimento
Coleira Smart - monitoramento e proteção do pet 24h por dia
Smart Box - transporte de cargas vivas, em especial pets, respeitando o bem-estar dos animais 
Fire Station - monitoramento de parques e reservas contra focos de incêndio, aproveitando a água da chuva 

Vanessa Felippe

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes