Escola da rede mostra experiência com leitura na Feira do Livro
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mariano Beck, do bairro Jardim Carvalho, mostrou sua experiência com a leitura no 7º Seminário Internacional “O Papel da Biblioteca e da Leitura no Desenvolvimento da Sociedade”, realizado durante esta quinta-feira, 8, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, no Centro Histórico, dentro da programação da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre.
O trabalho "O YouTube como espaço de propagação da literatura na periferia: quando alunas adolescentes são empoderadas pela leitura e passam a ter voz ativa na comunidade", foi apresentado pela professora Letícia Santos e pelas alunas Daphini Nogueira e Pâmela Dias, do 8º ano. As estudantes, que são monitoras da biblioteca no turno da tarde, criaram no YouTube o canal The Librarians (As Bibliotecárias, em tradução livre), onde apresentam aos colegas os livros que leem. Entre as resenhas exibidas, estão "O Hoobit”, de J.R.R Tolkien, “Os Fantásticos Livros Voadores”, de Modesto Máximo e “A Grande Fábrica de Palavras”, de Agnes de Lestrade.
A ideia surgiu após Pâmela e Daphini perceberem que os alunos do turno da tarde não se interessavam pela leitura. As estudantes decidiram usar a plataforma de compartilhamento de vídeos, bastante acessada pelos alunos, para propagar os títulos do acervo da biblioteca da escola, por meio de resenhas e curiosidades dos livros e seus autores. A reação dos alunos não poderia ter sido mais positiva. A biblioteca da escola passou a ser mais utilizada, e os livros apresentados nos vídeos tornaram-se os mais procurados. “O nosso objetivo é conseguir cada vez mais inscritos para o nosso canal e leitores para a nossa biblioteca, que está sendo cada vez mais frequentada”, ressalta Daphini.
O seminário internacional, que está em sua sétima edição, é realizado por diversas instituições gaúchas ligadas ao livro e à leitura e é voltado às bibliotecas escolares, comunitárias e públicas. Os assessores da Biblioteca da Smed participam da comissão de organização. Neste ano, o evento contou com apresentações de trabalhos de universidades, estudantes de escolas estaduais, bibliotecas, entre outros. Um dos destaques foi a participação da coordenadora de leitura e bibliotecas do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlac - Unesco), Jeimy Hernandez Toscano.
Denise Righi