Escola Campos do Cristal recebe nova ação do Livro Andarilho
A partir desta semana, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Campos do Cristal, localizada no bairro Vila Nova, tornou-se um dos pontos fixos do projeto Livro Andarilho, destinado a promover o acesso à literatura por meio da troca de livros. Para marcar a doação de acervo à escola, cerca de 200 alunos, do Jardim A até o 7º ano, participaram do Sarau Café com Letras, promovido pela equipe da biblioteca da Secretaria Municipal de Educação (Smed) nessa segunda-feira, 27.
No sarau, os alunos declamaram poesias e cantaram junto com o cantor e escritor Rodrigo Munari, que neste ano participa do Programa Adote um Escritor. As canções interpretadas por Rodrigo e os alunos foram Ela é minha namorada e Diferenças, esta última inspirou o primeiro livro infantojuvenil do escritor, tratando de temáticas como bullying, empatia, tolerância, inclusão e solidariedade.
A coordenadora do Programa Redes pela Leitura, Cristina Rolim Wolffenbüttel, ressalta que a proposta é tornar as escolas de cada uma das regiões da cidade um ponto do Livro Andarilho, que provém principalmente de doações. “Junto com o sarau, estamos trazendo também o Livro Andarilho, pois queremos que a Campos do Cristal seja também um ponto de troca, que iremos alimentar sistematicamente com livros para oportunizar momentos de leitura efetiva para toda a comunidade,” destaca.
A vice-diretora da escola, Carla Melechi, afirma que a biblioteca e a sala de informática são os ambientes preferidos dos alunos. “A biblioteca é bem visitada, onde os alunos têm contação de histórias, e todas as turmas trocam livros e participam semanalmente de atividades no espaço”, explica a vice-diretora. O próximo passo é montar o espaço do Livro Andarilho na escola, para que o projeto se torne conhecido na comunidade e cumpra com o seu papel de inspirar novos leitores.
Baseado no BookCrossing, o Livro Andarilho consiste na prática de deixar um exemplar num local público para ser encontrado e lido por outro leitor, que, por sua vez, deve repetir o gesto. A ação faz parte do Redes pela Leitura, projeto que reúne diferentes atividades vinculadas à política de leitura da Smed, como a plataforma digital Elefante Letrado, o Baú de Histórias e o Adote um Escritor.
Taís Dimer Dihl