Educação faz diagnóstico da rede municipal

31/01/2021 08:20
Alex Rocha/PMPA
EDUCAÇÃO
Mais de 68 mil alunos estão matriculados nas escolas municipais e comunitárias para o ano letivo que começa em 22 de fevereiro

A Secretaria Municipal de Educação apresenta, neste domingo, 31, diagnóstico da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre. O levantamento, realizado durante o mês de janeiro, faz um raio X da oferta e da demanda por vagas, bem como do rendimento e da aprendizagem no ensino fundamental na Capital. O objetivo é subsidiar a elaboração do Plano de Gestão 2021/2024 e as estratégias prioritárias.

Ao todo, mais de 68 mil alunos estão matriculados para o ano letivo que se inicia em 22 de fevereiro, sendo cerca de 48 mil nas escolas municipais e pouco mais de 20 mil nas comunitárias. Os períodos iniciais (creche e pré-escola) absorvem cerca de 41% desse total, enquanto as séries de 1ª a 9ª ficam com os 59% restantes.

Já no que diz respeito ao perfil socioeconômico, o estudo aponta que as escolas de Porto Alegre possuem um Nível Socioeconômico (NSE) maior que as escolas da rede estadual gaúcha, assim como a média das escolas públicas brasileiras. Cerca de 77% das escolas municipais estão concentradas no chamado Grupo 4 de classificação socioeconômica, conforme cálculos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), terceiro no país, abaixo apenas de Curitiba e Florianópolis

A oferta de vagas, por sua vez, mesmo registrando uma queda de 19,27% no número de inscrições, ainda conta com uma demanda reprimida de 1.630 alunos, não computados aqueles em lista de espera. A taxa de abandono nos anos finais vem apresentando uma tendência de queda, apesar das dificuldades ocasionadas pela pandemia. “Este levantamento, realizado em tempo recorde, será fundamental para embasar o nosso próximo passo, no caso, a estruturação do Plano de Gestão 2021/2024, com nossas principais estratégias para a área da Educação em Porto Alegre”, explicou a secretária Janaina Audino.

 

Antônio Bavaresco Júnior

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes