Educação divulga planejamento do ano letivo para 2022

14/02/2022 08:25
Giulian Serafim / PMPA
Educação
Diretrizes para a condução da organização escolar serão enviadas nesta segunda-feira

A Secretaria Municipal de Educação encaminhou às escolas de Ensino Fundamental da rede municipal, na sexta-feira, 11, documento com as orientações pedagógicas, visando à organização escolar para o ano letivo de 2022. “As diretrizes para a condução desse processo serão enviadas nesta segunda-feira, 14, pela Smed”, antecipa a coordenadora pedagógica Adriana Strelow.  

Conforme já antecipado no documento orientador de nº 08/2021, o ano letivo seguirá a seguinte organização: de 21 de fevereiro até 23 de dezembro (192 dias + oito sábados = 200 dias letivos). Ensino Fundamental e Médio terão organizações de dias letivos diferentes da Educação Infantil, Especial, EJA e do Curso Normal, mas todos manterão a carga de 200 dias.

O documento encaminhado na sexta-feira também inclui o cronograma de atividades iniciais para servidores, funcionários, monitores e estagiários. Ele informa a realização da Jornada Pedagógica da Smed prevista para os dias 17 e 18, durante os dois turnos. O evento será realizado em formato virtual. No dia 18, à tarde, os diretores participam de formação, também virtualmente, enquanto professores e demais membros das equipes diretivas fazem reuniões de estudo e discussões.

As orientações pedagógicas encaminhadas às direções e professores incluem ainda a definição sobre quantos serão os sábados letivos, dias de alinhamento pedagógico e outras questões organizacionais do âmbito das escolas, além de um link para a Nota Técnica da Secretaria Municipal da Saúde, que contém os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 em ambiente escolar. “É importante que as equipes aproveitem esta semana que antecipa o início do ano letivo no Ensino Fundamental, marcado para o dia 21, para organizarem os ambientes internos e externos da escola. Será um ano de muitas expectativas boas, com estratégias e projetos focados na recuperação das lacunas de aprendizagens dos alunos”, finaliza a secretária municipal de Educação, Janaina Audino.

  

 

Antonio Bavaresco

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes