Educação divulga cronograma do ano letivo em Porto Alegre

05/01/2023 15:00
Raphaela Auad/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Na Educação Infantil, as aulas iniciam-se no dia 8 de fevereiro

A Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre definiu o cronograma do início do ano letivo nas escolas públicas municipais para 2023. O retorno das atividades vai ocorrer em datas distintas para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. No total, cerca de 80 mil alunos estão matriculados nas 98 instituições de ensino próprias e em 217 escolas conveniadas.

A secretária de Educação, Sônia Rosa, destaca os preparativos para receber toda a comunidade escolar em mais um ano: "Iniciamos o novo ano letivo com esperança, muito entusiasmo, emoção pelas vitórias alcançadas e acolhimento a todos os colegas profissionais de educação, que exercem com dedicação a arte de ensinar".

Na Educação Infantil, as aulas iniciam-se no dia 8 de fevereiro. Nesta etapa da educação básica, as escolas atendem crianças com até cinco anos e 11 meses de idade, totalizando ao menos 30 mil alunos.

Já no Ensino Fundamental, os cerca de 51,7 mil alunos retornam aos estudos no dia 22 de fevereiro. Esta etapa da formação compreende estudantes do 1° ano ao 9° ano. O recesso escolar do primeiro semestre está marcado para ocorrer entre os dias 24 a 28 de julho. O encerramento do ano letivo ocorre no dia 22 de dezembro.

Atividades de qualificação - Todos os profissionais de educação da rede municipal participarão de eventos de formação e qualificação no período que antecede o início do ano letivo. A Jornada Pedagógica da Educação Infantil ocorre no dia 1° de fevereiro. Para os profissionais que atuam no Ensino Fundamental, o evento ocorre no dia 14 de fevereiro.

Vagas - Todas as informações sobre vagas para estudantes do Ensino Infantil podem ser obtidas diretamente na Secretaria Municipal de Educação (rua dos Andradas, 680 - Centro Histórico) ou pelo telefone de atendimento da Gestão de Vagas (3289-1988 ou 3289-1803).

O atendimento sobre matrículas do Ensino Fundamental é feito pela Secretaria Estadual de Educação presencialmente (2º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari) ou pelos telefones (3288-4895, 3288-4894 ou 3288-4892).

 

Gilmar Martins