Educação de Porto Alegre vai representar a região Sul em estudo sobre a qualidade da Educação Infantil

25/06/2021 10:11

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) vai participar de um estudo nacional sobre a qualidade da Educação Infantil, como representante da região Sul do país. Ao assinar um termo de cooperação técnica com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes - USP), a Smed passa a contar com a expertise dessas instituições na coleta e análise dos dados necessários ao levantamento.

“Avaliar é dar valor, atribuir importância a algo. Na defesa de tornar visível a potência da etapa da Educação Infantil e a qualidade da oferta de uma educação pública para as infâncias, faz-se necessária a utilização de instrumentos para que os processos possam ser avaliados, analisados e, consequentemente, melhorados”, afirma a titular da Smed, Janaina Audino.

A partir de um critério populacional, foram sorteadas 320 turmas (Maternais e Jardins) das escolas municipais de Educação Infantil (Emeis), Ensino Fundamental (Emefs) e Comunitárias de Educação Infantil (Eceis) das quatro regiões de Porto Alegre para participação do estudo. Os próximos passos são a reunião com os diretores das escolas sorteadas, treinamento de observadores e observação de campo. Até o final deste ano, a secretaria terá acesso ao relatório dos resultados, mais uma ferramenta para subsidiar a implementação do Plano de Gestão.

  

 

Antônio Bavaresco

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes