Documentário gravado em escola municipal é selecionado para festival de cinema nacional

08/03/2023 11:22

O documentário Em Frente, protagonizado por alunos da Escola Municipal Dr Liberato Salzano, na Zona Norte, foi selecionado para o 16º Festival Visões Periféricas, evento de cinema pioneiro na curadoria de filmes realizados em periferias brasileiras. Será exibido na mostra competitiva Fronteiras Imaginárias e irá competir com curtas metragem de todo o país. O filme traz depoimentos da comunidade negra da escola, entre alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, professores e servidores, que compartilham suas histórias de vida cruzadas pelo racismo.

"Porto Alegre é uma cidade educadora que valoriza a cultura e acredita no potencial dos seus talentos locais. Nossas escolas municipais são incubadoras de ideias e polos de diversidade cultural. Ficamos orgulhosos por mais um trabalho desenvolvido pela comunidade da Escola Liberato Salzano, que só pelo fato de ser reconhecida neste festival nacional já consideramos um grande prêmio", comenta a secretária municipal de Educação, Sônia Rosa.

O Festival Visões Periféricas é realizado no Rio de Janeiro e conta com três mostras competitivas: Cinema da Gema com curtas metragem cariocas, Fronteiras Imaginárias com curtas nacionais e Panorâmica, com longas metragens. O documentário pode ser assistido de forma gratuita na plataforma Itaú Cultural Play.

Para a professora Patrícia Pereira, que coordena a Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação (Smed), o documentário conta com relatos sensíveis de homens e mulheres de diferentes idades e ocupações, que destacam as formas de resiliência individuais e coletivas frente ao preconceito racial, que é uma dolorosa realidade, que ainda precisamos combater com veemência.

A produção foi dirigida pelos cineastas voluntários Mariana Gonçalves da Silva e Jonatan Brum Tavares, que são ligados ao movimento cultural negro. Os filmes mais votados serão premiados e anunciados às 18h desta quinta-feira, 9, nas redes sociais do Festival Visão Periférica.

Lissandra Mendonça