Delegação da prefeitura conhece projeto educacional no Uruguai

03/10/2022 18:10

Uma comitiva com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) está no Uruguai para conhecer o projeto Ceibal, que é o plano de conectividade educacional desenvolvido em Montevideu.

O objetivo é trocar experiências e o conhecimento de projetos de sucesso entre as cidades integrantes da Associação Internacional das Cidades Educadoras. O plano socioeducativo de tecnologia é referência no Uruguai e promove inovação, inclusão e crescimento pessoal dentro das escolas. O roteiro começou na segunda-feira, 3, e segue até a terça-feira, 4.

Na manhã do primeiro dia, o grupo liderado pela secretária Municipal da Educação, Sônia Rosa, visitou as instalações do Laboratório Tecnológico do Uruguai, na capital, responsável pelo plano de inovação educacional com tecnologias digitais, e conheceu a história de 15 anos do projeto Ceibal, que marca a vida dos estudantes e professores das escolas públicas.

Logo após, a comitiva teve a oportunidade de conhecer mais sobre a capacitação de docentes  para o uso de ferramentas digitais e as soluções tecnológicas desenvolvidas no Centro Educativo Associado (CEA) 183 Nelson Mandela, que está articulado com o projeto Ceibal. O dia finalizou com uma visita ao Ministério da Educação e Cultura do Uruguai.

"Durante as visitas tratamos de algumas políticas educacionais e podemos constatar, na prática, todo o trabalho executado com a união da educação e tecnologia. No Ministério, conversamos com os técnicos para entender como essas políticas se organizam e se apresentam no contexto nacional", destacou Sônia Rosa.

“A tecnologia tem o poder de desvendar um mundo novo. E é papel do poder público encontrar alternativas de acesso aos que usufruem da estrutura pública para se desenvolver. Não podemos falar em igualdade de oportunidade se não colocarmos a educação, por meio também da tecnologia, na mão das nossas crianças”, comentou a presidente da Procempa, Letícia Batistela, que acompanha a comitiva. 

Também integram o grupo a secretária-adjunta da educação, Claudia Gewehr Pinheiro; a coordenadora de tecnologia e informação da Smed, Melissa Machado; a assessora técnica Mabel Vieira, integrante do grupo de trabalho do projeto Cidade Educadora; e Alexandro Machado, do Instituto Palavrações, que faz a assessoria para a qualificação e implementação das políticas públicas educacionais estruturantes em Porto Alegre. 

 

Paula Maia/consultora do Programa Cidades Educadoras

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes