Crianças da rede municipal de Educação Infantil voltam às aulas

08/02/2023 09:20
Pedro Piegas / PMPA
Educação
Secretária Sônia Rosa conferiu o reinício das atividades escolares em Porto Alegre

Esta quarta-feira, 8, foi de volta às aulas para 28,1 mil crianças matriculadas na Rede Municipal de Educação Infantil de Porto Alegre. São alunos com idades até 5 anos e 11 meses, inscritos em 42 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) próprias, além de 217 estabelecimentos conveniados.

No primeiro dia, o retorno ao espaço escolar foi marcado pelo reencontro entre crianças, pais, professores e funcionários. Na EMEI Mamãe Coruja, no bairro Partenon, são 85 alunos matriculados em 2023, com idades a partir de cinco meses.

“Estamos otimistas em retomar as atividades, proporcionando todo o acolhimento necessário para a educação das crianças. Estamos trabalhando para ampliar o número de vagas na Educação Infantil em Porto Alegre”, explicou a secretária municipal de Educação, Sônia Rosa, ao visitar a escola.

Na Praça Garibaldi, muitos pequenos chegaram às 8h, acompanhados dos pais, para iniciar as atividades do ano letivo 2023 na EMEI Cantinho Amigo. A secretária Sônia compareceu também à escola, que tem 85 alunos entre 4 e 5 anos matriculados. Um deles era o pequeno Mahao Lima, 5 anos, que chegou sonolento e meio arredio, mas bastou encontrar os amigos para brincar pelo pátio.

Já Noah Ribeiro, também com 5 anos, não parou quieto desde que voltou ao ambiente escolar, pois estava ansioso pela volta às aulas. “Espero que seja um ano de muita aprendizagem para ele aqui na escola, onde fez muitos amigos e tem todo o cuidado dos professores”, disse a mãe, Yasmin Ribeiro.

Vagas – Em 2021 e 2022, foram incluídas mais 3.085 crianças na Educação Infantil. Ainda há uma demanda por 2 mil vagas na rede municipal, segundo a titulad da Smed. Atualmente, estão em construção cinco escolas novas em Porto Alegre, que terão capacidade para 1,7 mil estudantes e devem ser concluídas em 2024. “Também ampliamos em 25% o repasse de recursos para gestão das escolas, garantindo um retorno às aulas mais adequado”, completou Sônia.

Ensino Fundamental – As aulas do Ensino Fundamental, com formação do 1º ao 9º ano, iniciarão em 22 de fevereiro para 35,6 mil alunos matriculados em 2023.  

Fiscalização - A Escola Pública de Mobilidade e a equipe de fiscalização participaram das ações nas escolas de Educação Infantil com a presença do Azulito, mascote da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). No lado de fora da escola Mamãe Coruja, a equipe de fiscalização monitorou o fluxo de trânsito no entorno da escola garantindo a segurança dos pedestres.

 

 

Cristiano Vieira

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes