Conselho municipal e fórum representam Porto Alegre na etapa nacional da Conae

29/01/2024 14:09

A presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Aline Kerber, e coordenadora-geral do Fórum Municipal de Educação (FME), Sônia Ogiba, representam Porto Alegre na etapa nacional da Conferência Nacional de Educação (Conae 2024), em Brasília. O evento iniciou no domingo, 28, e segue até terça-feira, 30, e tem como tema central desta edição o Plano Nacional de Educação 2024-2034 (PNE 2024-2034): Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.

Sob a coordenação do Ministério da Educação (MEC), a conferência ocorre em sete eixos em que são debatidos objetivos, diretrizes, metas e estratégias para a construção do Plano Nacional da Educação 2024-2034. “É uma honra integrar a delegação gaúcha na Conae. Na conferência ocorrem importantes debates para a construção da gestão democrática da educação nos âmbitos dos estados e dos municípios, ampliando o horizonte da justiça social com inclusão e cidadania”, destaca Sônia.

“Estamos vendo a força das professoras, dos funcionários de escolas, dos estudantes e das mães e pais. Importantes pautas foram levantadas até aqui, como a luta pelos 10% do PIB para a educação e a gestão democrática’’, diz Aline.

Etapa municipal: Na Capital, a Conae ocorreu em outubro de 2023 e reuniu cerca de 500 participantes entre educadores, representantes do poder público, entidades e movimentos comprometidos com a educação. As discussões da etapa municipal foram encaminhadas ao Fórum Estadual de Educação.

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes