Concluída a revitalização do ginásio e das quadras esportivas de escola do bairro Humaitá

27/02/2025 13:58
Alex Rocha/PMPA
EDUCAÇÃO
Prefeita em exercício Betina Worn (C) e o secretário Leonardo Pascoal (D) vistoriaram a conclusão das obras nesta quinta

Estão concluídas as obras de revitalização do ginásio e das quadras poliesportivas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Antônio Giudice, no bairro Humaitá. As melhorias, que incluíram ainda intervenções para acessibilidade, contaram com investimento de R$ 1 milhão destinado pelo Instituto Cultural Floresta (ICF).

A prefeita em exercício Betina Worn e o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, vistoriaram a conclusão das obras nesta quinta-feira, 27. "O Humaitá, a Vila Farrapos e o Anchieta foram muito castigados pelos eventos de maio de 24. Estar aqui, fazendo esta entrega, conferindo a vida escolar na normalidade, é motivo de muito orgulho para a cidade e para a administração municipal", observa a prefeita em exercício.

“A Emef Giudice é uma das nossas maiores escolas da rede municipal, atendendo 830 alunos, e contou com grande apoio de parceiros públicos e privados para sua recuperação. As melhorias realizadas aqui possibilitam que os estudantes possam usufruir de equipamentos modernos, seguros e acessíveis”, afirma Pascoal. A escola foi duramente atingida pela enchente de maio de 2024. Os espaços de salas de aulas do prédio foram recuperados pelo Instituto Jama e entregues em agosto do mesmo ano, possibilitando o retorno integral das atividades escolares. 

Já as obras realizadas pelo ICF incluíram a recuperação completa do ginásio, que havia sido comprometido pela chuva, com  troca de contrapiso, qualificação da quadra com materiais modernos e resilientes e revitalização do telhado. Foram instalados vestiários que não existiam, arquibancadas, placar eletrônico e equipamentos para prática de esportes como bolas e redes. 

“O ginásio da Antônio Giudice é um espaço fundamental para a prática de atividades esportivas da escola, mas também é referência para o bairro Humaitá e o 4º Distrito em geral, pois é utilizado em formaturas e reuniões com o poder público, por exemplo. Essa entrega tem um peso simbólico muito forte para a comunidade e reafirma o compromisso do Instituto Cultural Floresta com a educação”, afirmou o presidente do Conselho Consultivo do ICF, Claudio Goldsztein.

As quadras poliesportivas e espaços externos também receberam melhorias como a substituição de postes de basquete, nova pintura e cercamento, além da troca do solo da pracinha. No que diz respeito à acessibilidade, a escola ganhou um novo banheiro acessível e adequação dos banheiros já existentes. Também implantação de rampas e a instalação de uma plataforma elevatória para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida que leva ao segundo andar de bloco de salas de aula, assim permitindo também acesso à biblioteca e sala de informática. Através do ICF, em parceria com SOS Educação RS, foram destinados novos móveis para salas de aulas e refeitório.

  

 

Orlando Moraes

Andrea Brasil