Começam as aulas na centésima escola própria da Prefeitura de Porto Alegre
Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leopolda Barnewitz, no bairro Cidade Baixa, encontraram uma nova instituição de ensino quando retornaram às aulas nesta segunda-feira, 17, no início do ano letivo de 2025 na Capital. Por meio de parceria com o Instituto Floresta, foi revitalizada a estrutura da escola, que atualmente é capaz de atender 188 estudantes do Ensino Fundamental, em turno integral.
A unidade tornou-se a centésima escola própria da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre após ser municipalizada, em janeiro. Com investimento inicial de R$ 600 mil, a primeira etapa da reforma foi concluída e contemplou, ainda, revitalizações do refeitório e da cozinha, recuperação de teto, forro, pisos, da rede elétrica e do ginásio.
“O prédio recebeu nova pintura, iluminação, equipamentos, climatização, tudo para garantir maior conforto, bem-estar e segurança aos alunos. Com a continuidade das obras, poderemos ampliar as vagas, ofertando também para Educação Infantil, neste que é um dos bairros com maior demanda”, pontua o secretário de Educação, Leonardo Pascoal.
A diretora da Escola, Carolina Derós, celebra o momento. ''É com imensa satisfação que recebemos os nossos alunos, as suas famílias, professores e funcionários neste primeiro dia de aula como escola municipal, com espaços totalmente revitalizados. Estamos no início do processo, mas respeitamos muito a trajetória de 69 anos da instituição'', afirmou Derós.
Próximos passos - Com investimento estimado em R$ 1,5 milhão, a segunda etapa da reforma está prevista para ser concluída no segundo semestre de 2025. A obra contemplará a construção de espaços para receber alunos da Educação Infantil, do berçário ao Jardim B, além de ampliação das salas de aula para qualificar ainda mais a educação integral.
Samuel Bizachi